Lançada a Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

O tema neste ano será “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

Image
  • 28 de Fevereiro de 2020
  • Foto: Assessoria

  • 324

Com a presença de grande número de profissionais da imprensa, de lideranças das pastorais e movimentos católicos, bem como de entidades sociais que cuidam e promovem a vida, foi lançada na manhã desta quinta-feira, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, a Campanha da Fraternidade 2020. Na mesa, como expositores, o padre Geraldo Macagnan, vigário-geral da Diocese, representando o bispo diocesano dom Edgar Xavier Ertl, ora em viagem a Roma na visita Ad Limina Apostolorum; Antonio Carlos Bonetti, secretário de Administração da Prefeitura de Francisco Beltrão e a psicóloga Tagley Cristina Moras, do ambulatório de saúde mental do CRE. O evento foi organizado pelo padre Vagner Raitz, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese.

Neste ano o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.  O lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”  A CF começou em 1964 por iniciativa de dom Eugenio Sales, então arcebispo de Natal (RN) e, a cada ano, durante a Quaresma coloca um tema para a reflexão, em nível nacional, para toda a sociedade. Em 2020, o conteúdo da CF é inspirado na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 33-34) e, segundo padre Vagner, com esta campanha, a “Igreja pretende resgatar o que já afirmou no documento conciliar Gaudium et Spes “tornar mais humana a família dos homens”.

No evento de lançamento, padre Geraldo Macagnan afirmou que a Igreja quer, com esta campanha, “convocar, despertar em todos a solidariedade, o cuidar bem do outro.” Para Antônio Carlos Bonetti, que abordou o tema sob a ótica ambiental, “o Planeta não aceita mais a ideia de que vamos jogar o lixo fora. Isto não existe. Nós todos jogamos o lixo no Planeta, portanto, é hora da reciclagem, do reaproveitamento.” A psicóloga Tagley Cristina Moras, foi enfática: “Tudo na sociedade está baseado no consumo desenfreado, na exploração, e isto causa malefícios à saúde mental da pessoa humana, resultando em depressões, violência doméstica, suicídios, infelicidade, ansiedade, angústia e outros malefícios", disse.

 

Objetivo geral

Padre Vagner Raitz ressaltou o objetivo geral da Campanha da Fraternidade: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas na família, na comunidade, na sociedade e no Planeta, nossa casa comum”.

 

Fonte: Pascom