Mulher de 45 anos, hipertensa, viajou recentemente para Rondônia.
Foto: Assessoria
574
Uma mulher de 45 anos, hipertensa, é o primeiro caso de Covid-19 registrado em Eneas Marques. Ela viajou há menos de 15 dias pra Rondônia e retornou com sintomas, como dor de garganta e dificuldades pra respirar. A mulher estava sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde, mas como não tinha tosse e nem febre não foi testada.
Leandro Legramanti, secretário de Saúde local, comenta que na segunda-feira, 20, ela foi ao cardiologista, que solicitou vários exames, incluindo o teste rápido pra Covid, feito num laboratório privado e que indicou a presença de anticorpos. A secretaria aguarda a validação do teste rápido pelo Lacen, que deve ser divulgado amanhã, sexta-feira. Esta mulher estava em isolamento social e agora está de quarentena. Três familiares fizeram o teste rápido e todos deram negativo.
Segundo Leandro, na manhã de ontem, uma comissão se reuniu com o jurídico da Prefeitura de Eneas Marques e deve ser elaborado um decreto exigindo o uso de máscaras para circular pela cidade; a administração municipal já está distribuindo máscaras para a população. Será restringida a aglomeração em vias públicas e locais como bares e academias terão restrições. “Todos os estabelecimentos já estavam seguindo as orientações de higienização, mas agora vamos arrochar com a dinâmica social.”
Fonte: Leandra Francischett