Edson Spiassi é pré-candidato à prefeito de Dois Vizinhos

Atual secretário de Saúde de Dois Vizinhos é filiado ao PSC.

Image
  • 20 de Maio de 2020
  • 345

Seguindo a série de entrevistas com os pré-candidatos ao Executivo de Dois Vizinhos, a Rádio Educadora AM conversou, ontem, 19, com o secretário de saúde Edson Spiassi (PSC). Durante a entrevista, ele falou sobre a motivação para colocar seu nome a disposição do grupo. “Desde cedo, sempre estive envolvido com a sociedade, entidades, grupos e isso vai fazendo a gente amadurecer, aprender, conhecer sobre diversos assuntos e um prefeito acaba tendo que dominar diversos temas para poder administrar um município. Acredito que isso me capacita a poder enfrentar esse desafio que é ser pré-candidato num município tão pujante”, avaliou.

O momento é de bastante incerteza em virtude da pandemia de coronavírus, que está sendo enfrentada e vai gerar um problema econômico. “O próximo prefeito, com certeza, terá dificuldades porque essa pandemia é uma coisa nova que parou a economia do mundo todo. As consequências virão e serão terríveis, mas temos que pensar positivo. Eu acho que não podemos ficar só pensando na crise, você precisa buscar soluções. Por exemplo, um setor forte em Dois Vizinhos é o têxtil que teve grandes prejuízos porque as indústrias pararam, mas várias delas começaram a fabricar máscaras, conseguindo manter sua economia, pagar funcionários com produto novo. É isso que nós, como administração, temos que fazer. Na crise, arrumar soluções”, acrescenta.

Outro destaque, para Spiassi, que é médico veterinário, é a agricultura que pode dar alento a Dois Vizinhos em momentos difíceis. “Isso talvez será a solução para termos menos problemas nos próximos anos. A agricultura indo bem, com certeza, o resto anda melhor. Temos um setor produtivo grande e isso pode nos capacitar a enfrentar a crise com menos efeitos negativos”.

Situação unida

O pré-candidato ressaltou que os partidos (PMDB, PT, PMN, PPS, PR, PSC e PSD) que estavam juntos na eleição de Raul Isotton (Sem Partido) em 2016 seguem juntos para 2020. “Viemos trabalhando internamente há muito tempo. Conversamos bastante e todos os partidos estão irmanados. Paramos as reuniões físicas por conta da pandemia, mas continuamos conversando pelo WhatsApp. O grupo está tranquilo, consciente dessa união e todos os partidos estão colocando seus pré-candidatos e sabemos que o nome que for escolhido será consenso. Nós não temos ninguém dentro do grupo dizendo que tem que ser um ou outro e acabou a conversa. Essa conversa interna está muito saudável e nosso grupo está bem maduro nessa questão”, explica.

Trabalho na saúde

Spiassi destaca que o objetivo, na Secretaria de Saúde, sempre foi voltado para transformar o município referência no setor para a região Sudoeste. “Estamos começando esse polo de saúde. Precisamos melhorar bastante ainda, buscar, por exemplo, uma UTI para a nossa cidade, mas já tivemos um crescimento grande. É gradativo. Tudo que você melhorar vai ser bom para o município e para o povo. Eu tenho isso comigo que temos que enaltecer as coisas boas e isso consegue atrair outras situações positivas. Precisamos oferecer infraestrutura para que uma empresa queira se instalar aqui, por exemplo, e isso abrange saúde, educação, lazer, comércio e passa pelo prefeito. É um trabalho de várias pessoas pensantes dentro da sociedade que vai ajudar o prefeito que precisa ter o discernimento de ouvir todos e levar a frente tudo isso”, diz.

Um dos anseios é buscar, no Governo do Estado, mais recursos. “Essa é uma coisa que, muitas vezes, ficamos tristes. Há vários anos Dois Vizinhos não é tratado na mesma altura que Beltrão e Pato Branco. Talvez esse é um amadurecimento, já conseguimos uma melhora nos últimos anos e, com certeza, o próximo prefeito continuando com essa habilidade de negociação vamos começar a ter ganhos”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão