Paciente fez exame em laboratório particular e testou positivo para a Covid-19.
Imagem ilustrativa.
623
O secretário de saúde Edson Spiassi confirmou, em entrevista para a assessoria da Prefeitura de Dois Vizinhos, que mais um duovizinhense foi acometido pelo coronavírus. O caso, no entanto, não foi divulgado porque o paciente fez o exame na rede particular e não via Sistema Único de Saúde (SUS), cujo referência é o Laboratório do Estado do Paraná (Lacen-PR). O paciente já está recuperado. Com isso, o município tem dois casos da doença confirmados (já recuperados), nenhum caso suspeito e 25 descartados.
Spiassi pediu para a população reforçar os cuidados porque o vírus está circulando no município. “Estamos observando que a população está voltando a viver na normalidade e isso é perigoso. Temos mais um caso em Dois Vizinhos, o segundo confirmado. Ele não foi divulgado no Boletim Oficial por conta que o exame foi feito na rede privada, então o Ministério da Saúde não libera a divulgação porque não é oficial do Lacen, mas tivemos mais um caso. Independente disso, queremos reforçar todas as recomendações de segurança: o uso da máscara é obrigatório no Paraná, o álcool em gel, que no começo todo mundo usava, praticamente não tem mais ninguém usando. A desinfecção do calçado com água sanitária também. Isso pode se tornar perigoso”, disse.
Comércio pode voltar a fechar
O objetivo do secretário é que o comércio permaneça de portas abertas, entretanto, ao observar o afrouxamento por parte da população, medidas mais radicais podem ser tomadas. “Hoje a gente via fazer uma reunião do comitê gestor do covid-19 e falar sobre esse assunto. A intenção das autoridades sanitárias é que o comércio continue trabalhando, mas para isso precisamos que eles nos ajudem, tomem as medidas preventivas para não chegarmos ao ponto de fecharmos novamente. Se relaxarmos, podemos ter medidas mais drásticas”, conclui.
Fonte: Portal Educadora