Diretoria da Apac se reúne com representantes do Depen

Desde 2018 a instalação do método de ressocialização está sendo discutida no município.

Image
  • 08 de Junho de 2020
  • Foto: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

  • 263

Na sexta-feira, 5, representantes do Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná estiveram em Dois Vizinhos para discutir a instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no município. O projeto vem sendo trabalhado há alguns anos pelas juízas Micheli Franzoni e Divangela Précoma Moreira Kuligowski, que atualmente coordena o projeto juntamente com o advogado Willian Benini, atual presidente da Apac. A reunião aconteceu no Hotel Dois Vizinhos Palace e, em seguida, a comitiva visitou o imóvel cedido pelo poder público para a instalação. Participaram da reunião Américo Dias Pereira, diretor da penitenciária de Guarapuava, Márcio Iansen, vice-diretor do presídio de da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), Francisco Marcelo Corrêa, da PEFB, além de Ismael Moreira, que representou Francisco Caricati, diretor-geral do Depen.

“Nós estávamos discutindo, no bom sentido do termo, a possibilidade de que a Apac seja uma unidade feminina. Independentemente de ser masculina ou feminina, tivemos um grande avanço na reunião de hoje porque eles já se colocaram à disposição para que o projeto venha se materializar, com uma parceria do Estado do Paraná através do Depen. A expectativa é que, passando essa crise do coronavírus, possamos começar a construção da Apac em Dois Vizinhos. Esse é o nosso objetivo, tanto da Dra. Divângela, que presidiu a reunião, que demonstrou todo o interesse de atender essas mulheres que estão hoje encarceradas na 60ª Delegacia Regional de Polícia e até se verificou a possibilidade de que parte da delegacia seja a própria unidade da Apac”, disse Willian Benini.

A reunião também definiu uma possível instalação de espaços para oficinas na 60ª DRP em Dois Vizinhos, que, atualmente, só está recebendo mulheres. “Temos essa possibilidade de termos canteiros de trabalho para essas mulheres. Esse foi outro assunto tratado hoje. Isso vai ser viabilizado, segundo o Depen, em curto prazo, para atender essas mulheres e elas possam ter direito ao trabalho e remissão da pena através dele, fazendo parte do método de ressocialização, a disciplina, trabalho, envolvimento de sociedade e família”, completou o presidente da Apac.

Fonte: Alexandre Baggio