Levantamento tem parceria da UTFPR, ACEDV, Cresol e Prefeitura de Dois Vizinhos.
Foto: Assessoria
282
Na quarta-feira (17), o Prefeito Raul Isotton recebeu em seu gabinete o Coordenador do Projeto Dois Vizinhos 2030, Luiz Carlos Peretti e o Professor da UTFPR Sérgio Kuhn, que está realizando uma pesquisa sócio econômica no interior do município de Dois Vizinhos.
Esse levantamento está sendo realizado através de uma parceria da UTFPR, ACEDV, Cresol e Prefeitura Municipal.
Segundo o Professor Sérgio Kuhn a realidade já percebida no campo, mesmo sem a pesquisa estar pronta, está relacionada a condição econômica considerada baixa na agricultura familiar e principalmente a sucessão nas atividades, uma vez que o êxodo está aumentando com os filhos saindo em busca de oportunidades na cidade.
De posse das informações que já estão sendo levantadas há pelo menos dois anos, vai ser possível nortear a ações para manter pais e filhos na atividade agrícola, principalmente nas pequenas propriedades.
Essas ações deverão envolver o poder público, cooperativas e parcerias privadas, na diversificação das atividades nas propriedades que resultem em rentabilidade e motivem a permanência das famílias no campo.
Para Luiz Carlos Peretti os dados são preocupantes quando se fala nos pequenos produtores e este estudo mostrará os nichos de oportunidades rentáveis. Por exemplo, a piscicultura, a ortifruticultura, agroindústrias, entre outras atividades.
Essas ações precisam ser pensadas e aplicadas no mais curto espaço de tempo para conter o êxodo.
Para Mauri Ferreira, a pesquisa vai auxiliar as decisões sobre políticas públicas e mostrar a realidade no campo. Para ele, quando existe linhas de crédito para investimentos nas propriedades os resultados são excelentes, o que motiva a permanência da família na propriedade.
Segundo o Prefeito Raul Camilo Isotton, mesmo com os problemas apontados na pesquisa, Dois Vizinhos é destaque regional e estadual no setor do agronegócio. Está em primeiro lugar na região Sudoeste e é o sexto no Estado. Ainda é o segundo em produção por hectare na agricultura familiar.
Fonte: Assessoria