Policiais também realizam trabalho junto as crianças.
Foto: Assessoria Prefeitura Dois Vizinhos.
419
JORNAL DE BELTRÃO - Desde a última semana, a Prefeitura de Dois Vizinhos, através da vigilância epidemiológica, vem intensificando as ações de fiscalização contra a proliferação do coronavírus. As ações foram pensadas através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar que estão visitando os estabelecimentos comerciais na cidade e no interior. O objetivo principal é evitar aglomeraçõese abusos, principalmente no período noturno. Em caso de desrespeito às medidas previstas nos decretos estadual e municipal, os responsáveis poderão ser conduzidos para sede da Polícia Militar para assinarem um Termo Circunstanciado.
“Estamos apoiando os profissionais da vigilância sanitária e fiscalização para orientar os comerciantes e clientes para cumprir as ordens dos decretos, como a obrigatoriedade do uso da máscara. O proprietário do estabelecimento responde se, por ventura, os fiscais encontrarem pessoas usando de forma inadequada ou sem a máscara, por exemplo. Também orientamos sobre a higienização das mãos. O objetivo não é multar ninguém, mas os números, da doença, vêm se elevando e não queremos ser surpreendidos”, disse o soldado Kaiser, da 2ª Companhia da Polícia Militar.
Ele ressaltou que a população está entendendo o recado. “Os duovizinhenses estão colaborando e já é perceptível o sucesso das operações. Recebemos denúncias, tanto da zona urbana quanto da rural, e vamos orientar e pode ser que, em algum momento, pela quantidade de denúncias e descumprimento, a pessoa chegue a ser notificada com dano pecuniário”, diz.
O fiscal da Prefeitura Edilberto Ribeiro Nunes explica como está sendo desenvolvido o trabalho. “É um esforço grande para que Dois Vizinhos continue com tudo funcionando. Temos que tomar atitudes seguindo as normas. Estamos atuando para que todos sejam obrigados a usar máscara. As ações são de conscientização, onde existe aglomeração, para que todos façam sua parte”, diz. Antes da parceria com a Polícia Militar, os profissionais de fiscalização sofriam com desacato. “Vivemos situações de desacato, mesmo sendo autoridades na nossa função. O fiscal sanitário, na pandemia, tem autoridade para orientar e até fechar estabelecimentos em casos de exageros. Vale lembrar que, sempre, o último caso é a punição. Nosso trabalho é de orientação”, completa.
O secretário-geral de Governo, Itamar Boaretto, elogiou as ações do primeiro fim de semana da parceria. “Foi um trabalho bem organizado e temos que agradecer à PM, à Secretaria de Saúde, da vigilância, da fiscalização e toda a equipe que passou pela cidade, visitou estabelecimentos, orientou a população e temos que agradecer os comerciantes, empresários que estão tomando as medidas de precaução. Fizemos isso para reforçar que vamos manter vigilância na questão das máscaras, da não aglomeração, da higienização de álcool em gel e, com isso, nós garantimos que vamos manter o comércio aberto. Não queremos multar nem fechar nenhum estabelecimento, mas precisamos das medidas de segurança para diminuir os infectados. Antes, pessoas desacatavam os servidores, agora, o respeito aumentou, o trabalho foi bem feito, por isso, agradecemos à PM”.
TRABALHO JUNTO ÀS CRIANÇAS
PORTAL EDUCADORA - O programa Sete e Meia de hoje contou com a participação dos policiais da 2ª Companhia da Policia Militar de Dois Vizinhos. Os soldados Kaiser e Tatiane Tórtora falaram sobre o trabalho de orientação e fiscalização das medidas de combate ao coronavírus, ao mesmo tempo em que os militares realizam orientação junto às crianças, para conscientização sobre o uso correto da máscara e aproxima-las do trabalho da Policia Militar.