• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

É a primeira vez na história que Dois Vizinhos tem 5 candidatos a prefeito

Município já contou com disputa entre seis nomes, em 1982.

Image
  • 29 de Setembro de 2020
  • 4999

No último sábado, 26, foram registradas as candidaturas para o Executivo e Legislativo de Dois Vizinhos. Todos os nomes ainda devem passar pelo crivo da Justiça Eleitoral e, caso seja detectado algum problema, a candidatura poderá ser impugnada. As informações referentes à situação dos registros, prestação de contas, coligações e demais informações, podem ser acessadas pelo site http://divulgacandcontas.tse.jus.br/.

Dos seis pré-candidatos aprovados nas convenções partidárias, cinco seguem para a disputa nas urnas em 15 de novembro: o pré-candidato Hélio Capelesso (PDT), aprovado na convenção do seu partido, desistiu de lançar chapa na majoritária e declarou apoio ao PP.

Nomes

A princípio, em ordem alfabética, o duovinhense terá os seguintes nomes nas urnas: o ex-vereador Carlinhos Turatto (PP), que concorreu em 2016, terá como vice, o empresário Nery Maria (PSDB), com o número 11, e a coligação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será: Pros, PSDB, Republicanos, PTB, DEM, PSB, PP, PDT e PSL. Um estreante na majoritária é o vereador Dida Santiago (PTC) tendo como vice, o pastor Valdecir Lima (Republicanos). Eles terão o número 36 na urna e a coligação é composta pelos partidos: PTC e Republicanos. O Republicanos é alvo de uma disputa entre os dois grupos políticos, contou com duas convenções distintas, faltando, agora, o TSE definir qual ata terá validade, tanto que, no fechamento da matéria na segunda-feira, 28, consta como componentes as duas coligações.

Outro estreante na majoritária é o ex-vereador Lauro Giacomini (PV) que terá como vice, o empresário e estreante na política, Marcos Nonemacher (Podemos). O número na urna será o 43 e a coligação é composta por: PV, Patriota e Podemos. Com chapa pura e dois estreantes na majoritária, o PMN terá Nilton Biancato (PMN) e Darci Moura de Oliveira (PMN). O número, na urna, será o 33. O Professor Nilson (PSC) também é novidade em disputas eleitorais e terá como vice, o ex-secretário de Assistência Social, Claudiovani Corrêa (PT). O número na urna será o 20 e a coligação conta com: PSC, PT, MDB e PSD.

Legislativo

São 124 candidatos ao Legislativo em Dois Vizinhos, que disputam as 11 cadeiras (média de 11,2 candidatos por vaga). Na última eleição, em 2016, foram 97 candidatos a vereador. A reforma eleitoral trouxe para as eleições municipais grandes mudanças para as proporcionais. Não são mais permitidas coligações, com isso, cada partido terá que lançar sua própria chapa e atingir o quociente eleitoral (número necessário de votos para eleger um vereador). Na reforma também ficou definido que o número máximo de candidatos que cada partido poderá lançar é de 150% do número de vagas no Legislativo. No caso de Dois Vizinhos, que são 11 cadeiras no Legislativo, são no máximo 17 candidatos por partido (seria 16,5, mas esse número é arredondado). A campanha começou, oficialmente, domingo, 27, na internet e nas ruas. No rádio, a propaganda eleitoral começa em 9 de outubro. A eleição acontecerá no dia 15 de novembro.

História

Será a primeira vez que o duovizinhense terá cinco nomes na disputa pelo Executivo. A maioria das eleições de Dois Vizinhos tiveram dois candidatos: 1961, 1965, 2000, 2004, 2008 e 2012. Eleições com três candidatos aconteceram em 1973, 1988, 1996 e 2016. O município ainda teve candidato único em 1969 e 1976, além quatro candidatos em 1992 e seis candidatos em 1982.

Fonte: Alexandre Baggio