Usina Hidrelétrica de Dois Vizinhos vai atender 150 mil consumidores

UHE será construída na Linha Jacutinga.

Image
  • 09 de Outubro de 2020
  • Foto: Assessoria

  • 4406

Esteve no gabinete na Prefeitura de Dois Vizinhos na manhã desta quinta-feira (08), SERGIO CEQUINEL - Diretor Técnico da Foz do Chopim Energética e Presidente do Conselho de Administração da LEJOR - Centrais Elétricas Rio Jordão. Ele também é o representante da Copel nos dois consórcios.

O assunto em pauta foi a instalação da Usina Hidrelétrica em Dois Vizinhos, com capacidade de 36,7 Megawatts suficiente para abastecer 150.000 unidades consumidoras.

A construção acontecerá na Linha Jacutinga em Dois Vizinhos no Rio Chopim, divisa com o Município de São Jorge do Oeste.

A Barragem terá 22 metros de altura e o reservatório em torno de 40 quilômetros com baixo impacto ambiental, conforme estudos técnicos realizado nas áreas que serão atingidas.

A barragem ficará no município de São Jorge do Oeste e a casa de máquinas em Dois Vizinhos. A carta de anuência dos municípios já está assinada, em acordo com a proposta apresentada pela administração de Dois Vizinhos aos Prefeitos de São Jorge do Oeste e Verê.

Nos últimos anos o Prefeito Raul Camilo Isotton participou de todas as tratativas juntos aos municípios que serão impactados e com os proprietários das áreas de terra que serão inundadas.

A tramitação do projeto está em fase adiantada, restando a autorização do I.A.T – Instituto de Água e terra do Paraná.

De posse da autorização para a execução das obras, serão realizadas audiências públicas com os prefeitos e proprietários das áreas que serão atingidos com a formação do reservatório, onde serão definidas as contrapartidas que serão oferecidas pela empresa responsável pela construção da usina.

Iniciando as obras, Dois Vizinhos passa a receber ISS e quando a usina estiver operando ICMS e Royalties, o que vai aumentar a arrecadação em aproximadamente dois milhões por ano.

O projeto está orçado em 300 milhões de reais.

Fonte: Rádio Blog DV