Escola Vinicius de Moraes terá votação para adotar (ou não) modelo cívico-militar

Serão realizadas assembleias nesta terça e quarta (27 e 28) com a comunidade escolar.

Image
  • 27 de Outubro de 2020
  • NA foto, diretor da Escola Vinícius de Moraes, Jean Bordignon.

  • 945

PORTAL EDUCADORA - A Escola Estadual Vinicius de Moraes passará por votação com a comunidade escolar para saber se aprova ou não a mudança para escola cívico-militar. Serão duas assembleias, uma nesta terça-feira (27) com professores, funcionários, APMF, conselho escolar e Grêmio Estudantil, e outra na quarta-feira (28), com os pais. Ambas às 19h30.

O Governador Ratinho Junior anunciou na manhã de segunda-feira (26) que 215 escolas do Paraná poderão se tornar cívico-militar. São 14 escolas da região Sudoeste em 08 municípios (Ampére, Realeza, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho, Clevelândia e Palmas).

Na manhã desta terça-feira (27), o jornalismo da Rádio Educadora entrevistou o diretor da Escola Estadual Vinicius de Moraes, Jean Bordignon, que foi pego de surpreso com a notícia. Não houve pedido da direção para a mudança, mas a escola se enquadrou nos critérios do programa, por isso, ele pede que todos os pais participem, tanto para tirar dúvidas quanto para dar sua opinião. “A Escola foi pega de surpresa com essa indicação, apesar de antedermos alguns itens fundamentais para tornar escola cívico-militar, recebemos essa informação ontem. Agora estamos tornando publico e preparando o momento de votação. Isso passará por uma consulta de toda a comunidade escolar”, destacou o diretor.

 “Vamos ter dois momentos, hoje (27/10) às 19h30 aqui na escola com os funcionários, professores, APMF, conselho escolar e Grêmio Estudantil e amanhã (28/10) também às 19h30 com os pais. A gente precisa que os pais venham, vamos estar respeitando todos os protocolos sanitários, para que a gente possa ouvir as explanações da equipe do Núcleo Regional de Educação e depois segue para esta consulta, se a comunidade acolhe a escola cívico-militar ou não”, explicou.

A Escola Estadual Vinícius de Moraes, que antes tinha dualidade com o município, recentemente passou a ter prédio próprio, no Loteamento Bem Morar, contanto com 422 alunos e cerca de 65 profissionais, entre professores e funcionários.

IMPLANTAÇÃO

AEN - A implantação dos colégios será de escolha livre da comunidade escolar, por meio de consulta pública, já a partir de terça-feira (27). A pesquisa será em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo na escola em questão. Fazem parte da comunidade professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.

Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251 pessoas, por exemplo. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% mais um voto.

ENTREVISTA

Confira abaixo a entrevista do repórter Wellington Basso com o diretor da Escola Estadual Vinicius de Moraes, Jean Bordignon, na programação da Rádio Educadora.