Ele vai participar do seu quarto mandato, sendo que presidiu a Casa em 2006/07.
Foto: Assessoria
527
Num Legislativo bastante renovado, Francisco ‘Chico’ Peretto (PSL) será a voz da experiência. Não só pela idade, ele está com 62 anos, mas por ter participado de outras três legislaturas: 1997/00, 2001/04 e 2005/08.
Depois de 16 anos, ele vai retornar à Câmara de Vereadores. “Eu já tinha definido não participar mais de eleição até pelo tempo, pela idade. Houve um pedido do Carlinhos, do Litro e do Nery Maria. Foram vários meses de conversa para aceitar o retorno à política. Quando ficamos um tempo ausente, fica meio esquecido e outros dizem que o povo está com saudade e eu espero contribuir com o município mais quatro anos, com ideias boas, ideias novas. O tempo que fui vereador era bem diferente, hoje está transformado e temos que acompanhar. Fui morar no interior, uma vida mais pacata, longe de tudo e eu analisei muito o que o município pode dar para a população. Tenho ideias boas para ajudar a população”, disse, em entrevista à Rádio Educadora AM.
Ele comparou o momento atual com as outras legislaturas. “Naquela época precisava pessoas de pulso firme, que falasse as coisas, fosse atrás, procurasse. A divisão política fazia que aquilo acontecesse. Hoje, o povo está consciente e, quem está no comando, se não trabalhou bem, o povo troca. Vai acontecer isso com a equipe do Carlinhos, se não trabalhar sério, que o povo seja bem atendido, desburocratizar o município, ele pode sofrer com isso também. Naquela época eu fiquei 30 dias andando descalço no município, era inverno, peguei um gripão. Eu fui da Latreille até o Empossado a pé para melhorar a estrada daquela comunidade. Foi uma forma que eu achei para chamar atenção da população e do prefeito. Hoje, queremos mais diálogo e, se for preciso, chamar atenção, a gente faz de novo”, ressaltou.
Boa relação
Ele destacou que o prefeito eleito Carlinhos Turatto (PP) tem tudo para fazer um bom mandato. “A esperança minha é de mudança. Essa é a esperança que o povo demonstrou nas urnas. Não falando mal de ninguém, mas quando a população vota para um candidato e dá uma vitória expressiva é porque a administração não está boa. Eu espero do Carlinhos que ele faça uma administração olhando para o geral. Eu sei que, às vezes, o povo fala dos companheiros. Claro que vamos administrar com os companheiros, temos ótimas pessoas, imbuídas em ajudar, ser diferente. Espero que o Carlinhos e o Nery façam uma ótima administração olhando para o município em geral, toda a população”, destacou.
Chico relata a importância do contato direto entre Câmara e a Prefeitura. “Eu não vou defender secretários e prefeitos se eu não souber o que estiver acontecendo na Prefeitura e secretarias. Eu, vendo que a pessoa está interessada, está fazendo o melhor, vou defender com unhas e dentes”, completa o vereador.
Pelo grupo
Peretto disse que vota com os companheiros para a presidência da casa de leis. “Eu fui presidente duas vezes, na época era um ano cada mandato. É difícil a pessoa administrar a Câmara, que é o elo passivo do município. A temperatura se mede na Câmara. Se for um Legislativo que vai trabalhar pelo bem do município, provavelmente vai ter progresso e esperança. Eu sou companheiro. Eu fui presidente com os companheiros e com os adversários. Eu prefiro os companheiros porque ali você conhece a base, sabe o que pensa, almoça e janta junto e tem a esperança de fazer o melhor. O adversário não é pessoa ruim, só tem outro pensamento. Estou com o grupo, a pessoa que tiver melhor pensamento, que conseguir aglutinar a maioria dos vereadores, terá o meu voto”, conclui.
Fonte: Alexandre Baggio