Associação de Moradores da Fazenda Mazurana recebe trator

Implemento agrícola foi conquistado através de emenda do deputado estadual Paulo Litro (PSDB).

Image
  • 07 de Janeiro de 2021
  • Foto: Alexandre Baggio

  • 379

Na primeira sessão extraordinária da legislatura 2021/24 em Dois Vizinhos, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 069/2020 que cede, por 20 anos, um trator para a as associações de agricultores Jirau Alto, de Fazenda Mazurana. O implemento agrícola foi conquistado através de emenda do deputado estadual Paulo Litro (PSDB) e será utilizado pela a entidade, que será responsável pela manutenção, limpeza, pagamento de impostos, seguro e, dentro do contrato, terá que ceder o equipamento por 50 horas ao município durante o período quando solicitado.

As comissões deram seu parecer verbal positivo a cedência e, em seguida, o projeto foi aprovado por unanimidade. Fizeram uso da palavra os vereadores Carlos Mangini (PP), Benini Júnior (PTC), Cledemir Mezzomo (PSC), Chico Peretto (PSL), Fábio Júnior Gaspar (PP), Bino Lorenzett (PT), Ade Pelentir (PP), Márcio da Silva (PSDB) e Juarez Alberton (PSDB) que falaram sobre a importância de concluir a votação rapidamente para poder entregar o equipamento para a comunidade. Nesse sentido, os vereadores aprovaram também a dispensa de interstício.

Nelson Sczcepkoswki, presidente da associação de moradores do Fazenda Mazurana, falou sobre como será utilizado o trator. “Era um sonho quando montamos a associação, em 2018, para suprir algumas necessidades que temos nas propriedades das famílias. Somos em oito famílias na associação e todos precisam desse equipamento, assim como de outros equipamentos, mas até agora conseguimos o trator por intermédio do prefeito Carlinhos Turatto, o deputado Paulo Litro e os vereadores que nos ajudaram”, disse.

Agora, será decidido como as famílias vão dividir o uso do equipamento. “Depois de receber o bem, vamos fazer uma reunião com os sócios e pensar na melhor forma para funcionar e funcionar bem. Não adianta ter o equipamento e não utilizar ou utilizar de má forma. As famílias são mais ligadas ao ramo leiteiro e produção de grãos, mas com certeza também tem outras utilidades”, completa.

Outros projetos

Durante a sessão, ainda foi feita a indicação 001/2021, do vereador Juarez Alberton (PSDB), pedindo ao prefeito municipal um projeto revisando a lei 2.160/2017 principalmente no que diz respeito ao item que trata de cascalhamento nas propriedades rurais e horas máquinas. O vereador Benini Júnior (PTC) enviou um requerimento solicitando informações sobre os recursos destinados ao Grupo Municipal de Teatro (GMT) em 2020 e onde eles foram empregados. Outra indicação do vereador pediu a instalação de um semáforo na Rua Ipiranga esquina com a Avenida Castelo Branco. O presidente da casa informou também o recebimento do parecer prévio das contas do ano de 2019 do executivo e que elas serão colocadas, por 60 dias, para exame e questionamento dos vereadores e população.

A câmara recebeu um ofício da Sudotec que informou a mudança de presidente: saiu Sidnei Batistella e entrou Adriano Cagnini.  

Fonte: Portal Educadora