Na região onde está sendo construída a nova ponte sobre o Rio Chopim, a Prefeitura de Verê vai construir uma praia artificial.
Foto: Assessoria
1064
Na região onde está sendo construída a nova ponte sobre o Rio Chopim, a Prefeitura de Verê vai construir uma praia artificial. A informação é do prefeito Ademilso Rosin (PSDB).
Com este investimento, a Prefeitura de Verê vai disponibilizar um espaço público para o lazer às pessoas que residem no município e região.
Ademilso Rosin considera importante a nova ponte para a economia local, para as famílias que moram naquela região e que até agora dependem de passar o rio com a balsa.
O prefeito salienta que a ponte vai possibilitar maior mobilidade para a população e também porque Verê é um município turístico — tem as Águas do Verê, cantinas de vinho, lojas de artesanato, sítios orgânicos e agroindústrias.
Deve ficar pronta em fevereiro a ponte sobre o Rio Chopim, construída logo abaixo da PCH Bela Vista, na divisa dos municípios de Verê e São João. A obra iniciou em maio de 2020 e a previsão de conclusão é para fevereiro de 2021. A ponte terá largura de 7,80 m, com pista dupla, dois passeios para pedestres e proteções laterais.
Os trabalhadores da empresa que está construindo a ponte estavam em recesso entre o fim e o início do ano e já retomaram os trabalhos para instalar as últimas vigas e retirar algumas estruturas que eram provisórias. Ainda este mês, serão colocadas as placas da pista de rolagem. Sobre essas placas será lançado o concreto para acabamento das pistas.
A construção da ponte foi solicitada como medida compensatória pelas lideranças políticas, empresariais e da agricultura de Verê numa audiência pública realizada no fim de 2012, quando foi apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), por representantes da Copel.
Trânsito
O presidente do Sindicato Rural de Verê, Jaimir Colognese, esteve nesta semana no local onde está sendo construída a ponte. Do lado da obra ainda funciona a balsa que faz a travessia sobre o Rio Chopim.
A informação extraoficial recebida por Jaimir, na conversa com funcionários da construção, é que a ponte deve ser liberada para o trânsito em março. Ainda falta fazer a pista e aterrar um dos lados.
Da PR-475, na comunidade de Presidente Kennedy — rodovia que liga Verê até Águas do Verê — até a ponte, a distância é de um quilômetro. E da ponte às comunidades de Nova Lourdes e Dois Irmãos as distâncias são, respectivamente, de sete quilômetros e seis quilômetros. Das duas comunidades em diante até a cidade de São João as estradas são asfaltadas e em boas condições.
Pedido de asfalto
Jaimir diz que, após a conclusão da ponte, lideranças de Verê e São João vão se mobilizar para que sejam asfaltadas as estradas de acesso. O prefeito Ademilso Rosin (PSDB) diz que as negociações com o governo estadual já começaram mas, por enquanto, não há definição sobre esta demanda.
Fonte: Assessoria