Insumos foram entregues à 7ª e 8ª Regional de Saúde, em Pato Branco e Francisco Beltrão.
Foto: Assessoria
404
Duas cargas contendo agulhas, seringas, EPIs e carteirinhas de vacinação foram entregues pelo governo do Estado à 7ª e 8ª Regional de Saúde, em Pato Branco e Francisco Beltrão, nosábado. Os itens serão usados para imunizar a população da região contra a Covid-19 e são suficientes para as primeiras etapas da campanha.
Inicialmente, o Sudoeste vai receber uma parte das vacinas disponibilizadas ao Estado pelo governo federal, o que deve acontecer ainda no começo desta semana. A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, explica que, seguindo os planos de vacinação, as doses serão aplicadas primeiro em idosos em instituições de longa permanência, depois em indígenas aldeados e em profissionais de saúde (seguindo também uma subdivisão de prioridade entre o grupo).
Os insumos recebidos neste sábado ficarão estocados nas regionais de saúde e serão enviados aos municípios junto com as doses das vacinas. “Na próxima semana devemos receber um quantitativo de doses que cada município irá receber neste primeiro momento e, à medida que a vacina chegue, essa distribuição vai funcionar de forma conjunta: vão as doses e igual número de insumos para sua aplicação”, detalhou. A carga chegou acompanhada por uma equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM).
Vinte das 22 regionais de saúde do Paraná já receberam os insumos que serão utilizados na vacinação contra a Covid-19. Os quatro caminhões carregados com 2,2 milhões de insumos saíram de Curitiba no sábado (16) e já finalizaram as entregas, que abastecerão as 1.850 salas de vacinas do Paraná.
Apenas as Regionais Metropolitana/Curitiba e de Paranaguá receberão os insumos na segunda-feira (18).
“A operação transcorreu com tranquilidade e segurança e foi acompanhada em tempo real pela Secretaria Estadual da Segurança Pública”, relatou o tenente-coronel Adriano Mello, coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná.
Fonte: Amsop adaptada