Evento, na tarde de ontem, 20, na Secretaria de Saúde, homenageou nove profissionais que estão atendendo os pacientes desde os primeiros da pandemia.
346
A vacinação contra a Covid-19 iniciou, em Dois Vizinhos, durante a manhã de quarta-feira, 20, entretanto, no período da tarde, uma solenidade vacinou nove profissionais que estão atuando na linha de frente desde os primeiros dias da pandemia, em março de 2020. Receberam a primeira dose da Coronavac as enfermeiras Elisangela Tavares de Oliveira e Fernanda Constantino Velasco, as técnicas em enfermagem Jaqueline Stefanello e Sidineia Rufatto, as médicas Daphne Badaró, Evelyn Amanda Baller e Yadira Gonzalez, a zeladora Geni Sbardelotto e o farmacêutico Anderson Carneiro. A segunda dose da vacina será administrada no dia 12 de fevereiro para todos os 249 profissionais que receberam a imunização nesta primeira fase da vacinação.
“É um momento importante e esperado desde março do ano passado. Recebemos um número pequeno de vacinas, mas, gradativamente, receberemos mais para poder imunizar mais pessoas, por isso, pedimos para que toda a população mantenha os cuidados para conter o coronavírus, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social”, disse Claudete Meurer, gestora da saúde em Dois Vizinhos.
O vice-prefeito Nery Maria (PSDB), representou o prefeito Carlinhos Turatto (PP), que está em Curitiba e exaltou o início da vacinação. “O Covid pegou o mundo de surpresa e os nossos profissionais da saúde estão imbuídos a lidar com o problema, enquanto outros, buscaram a solução através da vacina. Todos estão de parabéns e vamos continuar fazendo nossa parte para superar o vírus. Esperamos os próximos passos para receber as doses da vacina e, se precisar, lá na frente, compraremos o que for necessário para imunizar a população”, disse.
Momento único
A enfermeira Elisangela, que foi a primeira entre os profissionais a receber a dose da vacina, ficou emocionada. “Daqui para frente, a gente vai trabalhar com um pouco mais de tranquilidade. Seguiremos com todos os cuidados, utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), mas um pouco mais tranquilos. Agora esperamos mais doses da vacina para os demais grupos e que todos façam a adesão de tomar a vacina”, disse.
Ela falou também sobre como fica o psicológico do profissional de saúde depois de quase um ano de pandemia. “Eu, desde o começo, estou tomando todos os cuidados, até agora não me infectei. O psicológico, muitas vezes, abalou. Tivemos muitos momentos de tristezas, principalmente no pico da pandemia, mas agora está mais tranquilo, a população está se cuidando um pouco mais e agora vamos esperar a segunda dose para ficar tranquila”, completou. Ela destacou ainda que a aplicação da vacina não causou nenhuma dor.
Fonte: Jornal de Beltrão