Capitania Fluvial do Rio Paraná já abordou 510 embarcações na Operação Verão 2020/21

Paralelamente, acontece a operação Travessia Segura, que inspeciona embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico.

Image
  • 01 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 242

Da assessoria - A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) intensificou sua presença nos rios e lagos do oeste do Paraná desde o dia 14 de dezembro, início da Operação Verão 2020/21. O foco do trabalho é na redução de acidentes da navegação. Até o momento, foram abordadas 510 embarcações, das quais, 15 foram notificadas por irregularidades. Não houve registro de acidentes. A Operação não se limita a fiscalizar embarcações e condutores, mas também orientá-los e educar quanto às normas vigentes, especialmente as de esporte e recreio, que representam cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil, segundo dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Os equipamentos básicos a serem inspecionados são coletes salva-vidas, boias e luzes de navegação, entre outros. Além disso, os documentos de habilitação do condutor e registro da embarcação devem estar regularizados.

A Operação Travessia Segura, que ocorre paralelamente e dentro do contexto da Operação Verão, se encerra no dia 29 de janeiro. Trata-se da intensificação no fluxo de inspeções nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico. Até o momento, foram notificadas 12 balsas de travessia, das 22 inspecionadas. As principais ocorrências são porão alagado, falta de coletes salva-vidas e falhas ou falta de luzes de navegação, o que coloca em risco a segurança da navegação e, por isso, estas balsas foram lacradas até que a situação seja regularizada junto à Capitania.

A CFRP continuará empregando seus meios de forma acentuada durante a Operação Verão, período em que os rios e lagos são mais frequentados por embarcações de esporte e recreio, tendo como objetivo garantir a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana nos rios e lagos.