Chuvas podem aumentar a proliferação do aedes aegypti

As condições climáticas estão sendo totalmente favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Image
  • 02 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 250

Da assessoria - A Secretaria Municipal de Saúde de Verê alerta toda população para aumentar os cuidados em não deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue.

“No ano passado inteiro tivemos apenas 4 casos de dengue em Verê. Já nesse início de ano, tivemos um caso registrado, portanto, devemos redobrar nossa atenção. Nós estamos tendo um período de muitas chuvas que contribuem para a proliferação de mosquitos. Por isso, precisamos contar com a colaboração de toda a população para evitar de deixar recipientes ou ambientes com água parada”, explicou a Secretária de Saúde, Luciana Borin Mattei.

Atualmente a equipe de endemias em Verê trabalha com quatro servidores, fazendo a fiscalização, orientação e coleta de larvas para análises. “A gente está coletando muita larva e mais de 90% são do mosquito Aedes aegypti. Por isso, reforçamos os cuidados com calhas, cisternas, fossas ou qualquer recipiente que possa acumular água, fazer a verificação e limpeza para evitar que o mosquito se reproduza. Isso vale tanto para a área urbana quanto rural, porque o nível de infestação atinge as duas áreas”, afirmou Daniel Alves de Andrades, Coordenador da Dengue e Vigilância Sanitária em Verê.