• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu esclarece denúncia de suposto “fura-fila” no município

Na semana passada, CGE apresentou números de denúncias de supostos “fura-filas” em todo o Estado.

Image
  • 15 de Fevereiro de 2021
  • 297

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu emitiu, na última sexta-feira (12), uma nota oficial de esclarecimento sobre as doses recebidas e aplicadas no Município.

Na quarta-feira da semana passada, dia 10, a Controladoria Geral do Estado (CGE), divulgou os números de denúncias recebidas por município, onde supostamente pessoas teriam sido vacinadas contra covid-19 sem estar no grupo prioritário. Entre as 200 denuncias recebidas em apenas uma semana, estão duas em Pato Branco, uma em Francisco Beltrão e uma em Cruzeiro do Iguaçu. A CGE recebe as denúncias e cruza as informações. A partir daí, uma equipe itinerante vai até o município para investigar se houve fraude ou não. Caso ela seja confirmada, a CGE faz o encaminhamento ao Ministério Público.

Na nota divulgada pela prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu, a Secretaria de Saúde explicou o que aconteceu. Confira a nota:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu vem informar, por meio desta nota, que até o momento o município recebeu 114 doses de vacina contra a Covid-19, sendo:

• 1ª remessa: 27 doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan, destinadas para a 1ª dose dos profissionais de saúde;

• 2ª remessa: 30 doses da vacina Oxford/Astra-Zeneca do Instituto FioCruz, destinadas para a 1ª dose dos profissionais de saúde;

• 3ª remessa: 27 doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan, destinadas para a 2ª dose dos profissionais de saúde;

• 4ª remessa: 30 doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan, destinadas para a 1ª dose da população idosa até 90 anos de idade.

Até o momento foram aplicadas 87 doses, da 1ª, 2ª e 4ª remessas, sendo que a 3ª remessa ainda não foi aplicada por estar sendo aguardado o período correto de aplicação, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR).

Em nosso munícipio temos um total de 77 profissionais de saúde para serem vacinados, conforme a definição estabelecida no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 da SESA/PR:

1. Todos os vacinadores/aplicadores da vacina contra COVID-19;

2. Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);

3. Hospitais e Serviços de Urgência e Emergência de referência COVID-19 públicos e privados (SAMU, SIATE, UPA’s, Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia);

4. Trabalhadores dos Centros de Atendimento à COVID-19;

5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);

6. Trabalhadores de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testes laboratoriais para a COVID-19;

7. Demais serviços de Urgência e Emergência;

8. Demais trabalhadores da Vigilância em Saúde;

9. Demais serviços públicos hospitalares e ambulatoriais;

10. Demais serviços privados hospitalares e ambulatoriais (farmácias e clínicas).

Vale salientar que os itens 2, 3, 6, 7 e 9 não se aplicam ao nosso município. Sendo assim, temos 55 profissionais de saúde vacinados, 9 aguardando vacina e 13 que não se enquadram nos critérios clínicos para vacinação estabelecidos na bula (gestantes) ou estão afastados de seus cargos no momento (em licença) ou abdicaram de suas doses.

Dentro dos 55 profissionais de saúde vacinados houve um erro de imunização – realizada uma dose em uma profissional de saúde do setor privado menor de 18 anos o qual foi devidamente registrado nos sistemas da 8ª Regional de Saúde e do Ministério da Saúde como erro de imunização, conforme orientação do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Apesar de termos recebido 57 doses para 1ª dose dos profissionais de saúde, foram aplicadas apenas 55 devido ao fato de, no dia da vacinação, não termos profissionais suficientes que se enquadravam nos critérios clínicos ou que estivessem disponíveis para receber a vacina no dia, como as vacinas possuem vida útil de 6 a 8 horas após ter sido aberto o frasco, fomos orientados pela 8ª Regional de Saúde a aplicar as duas doses restantes em idosos do município para que não fossem desperdiçadas as doses.

Dentro da população idosa do nosso município, temos 14 idosos de até 90 anos, sendo que 5 abdicaram de suas doses e 1 estava em internamento hospitalar no dia da aplicação da vacina, portanto temos 8 idosos já vacinados e 1 aguardando a próxima remessa.

Como recebemos 30 doses destinadas aos idosos até 90 anos e apenas 8 foram aplicadas, fomos orientados pela 8ª Regional de Saúde a usar as outras 22 doses para os demais idosos do município em ordem decrescente de idade, sendo assim 22 foram vacinados, sendo que o idoso de menor idade vacinado está com 84 anos.

Temos 7 idosos entre 89 e 84 anos que não foram vacinados no dia por não ter sido obtido sucesso nas tentativas de contato ou por estarem viajando.

Temos também 6 idosos entre 89 e 84 anos que abdicaram de suas doses.

Todas as doses aplicadas estão registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações COVID do Ministério da Saúde, na Planilha Online da SESA/PR e nas planilhas de controle interno do município.

Portanto, esclarecemos que não foi aplicada nenhuma dose em qualquer cidadão que estivesse fora dos critérios estabelecidos pelo Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde ou pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19”, diz a nota.

Fonte: Portal Educadora