• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Crescimento no número de abates, na BRF, foi constante nos últimos anos

Em alguns momentos, ex-diretores da empresa apresentaram os números no decorrer dos últimos anos.

Image
  • 16 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 336

Extraoficialmente, fala-se em Dois Vizinhos que a unidade da BRF abate, em média, 600 mil animais por dia. Claro que esse número é variável, com picos de até 650 mil. Oficialmente, o Jornal de Beltrão repercutiu duas entrevistas, com ex-diretores, que falaram sobre algumas expansões que foram feitas no decorrer dos 42 anos. Em 2015, na sua despedida, o ex-diretor da unidade Jairo Favretto expôs alguns números da unidade duovizinhense. “No dia 12 de agosto de 1978 foi o início, a planta inicial em Dois Vizinhos. De lá, vamos correndo para 2003, quando tínhamos 1.730 funcionários e já estávamos abatendo 402 mil frangos/dia. Depois, em 2008, eram 2.745 funcionários com 491 mil frangos abatidos/dia. Em 2015, chegou a 3.089 funcionários, 64 mil metros de área construída, a integração de 1.200.000 m² e o abate já está em 600 mil frangos/dia. Desse volume, 94% vai para o mercado externo e somente 6% fica no mercado interno.”

No início de 2018, o então diretor Vilto Meurer falou sobre a expansão do abate. Ele destacou que 54% da movimentação econômica do município passa pela empresa, que tem cerca de 3 mil funcionários diretos e cerca de 500 indiretos. “Essa é uma cadeia complexa, longa, extensa e que envolve várias empresas que não necessariamente tem contrato direto com a BRF, mas prestam serviços pros transportadores, integrados, envolve muita gente, como eletricistas, mecânicos e muita gente na cadeia toda", resume. O objetivo, naquela ocasião, era chegar a 650 mil frangos por dia, trabalhando de segunda a sábado. “Nós fizemos ajustes de escalas de trabalho para, em 2018, conseguir atender o volume redondo, cravado, de 650 mil frangos/dia de segunda a sábado. Isso caracteriza a empresa como maior abatedouro da América Latina. A meta para 2018 é garantir esse volume de abate, consolidando, principalmente na Arábia Saudita que recebe 80% da nossa produção", completa.

 

Prefeito quer estreitar laços com a BRF

Recentemente, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) se reuniu com o gerente da unidade da BRF de Dois Vizinhos, Marcelo Rosetti, com o consultor de relações institucionais Rafael Santos, a coordenadora de recursos humanos Pricila Sônego e o coordenador de facilities regional Eriton Seara para discutir várias demandas de Dois Vizinhos que foram explanadas pelo prefeito.

Os representantes da empresa ouviram atentamente todas as colocações do chefe do executivo municipal, que fez questão de salientar a importância da empresa para Dois Vizinhos. “A Sadia, hoje BRF, sempre foi a empresa mãe do nosso município” resumiu Carlinhos.  Após fazer um breve histórico da empresa, Turatto elencou diversas solicitações do município à BRF, que, através dos seus representantes, prometeu as estudar e colocar em prática, visando aumentar a parceria e a aproximação entre o poder público e o maior abatedouro de aves da América Latina.

 

Fonte: Jornal de Beltrão