• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Livro reúne roteiros produzidos por autores locais

Projeto teve a participação de diversos duovizinhenses.

Image
  • 16 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 424

Da assessoria - Foi lançado, recentemente, em Pato Branco, o livro “Dos Filmes que Ainda não Fizemos”, coletânea que reúne os trabalhos produzidos pelos participantes de um curso literário que abordou as técnicas e fundamentos de um roteiro para cinema. O lançamento aconteceu com a entrega dos livros aos seus autores. A obra conta com nove roteiros escritos ao longo do curso, que foi realizado entre os meses de março e dezembro de 2020. A obra pode ser acessada gratuitamente através do link: https://bit.ly/livrodosfilmesqueaindanaofizemos.

A princípio, as aulas seriam ministradas entre março e abril, presencialmente, na unidade do Sesi em Pato Branco. Porém, por conta das medidas de prevenção à covid-19, o curso foi realizado de forma remota com aulas online. O projeto é uma realização de Tamara Alff Produções, por meio do Prêmio Funarte Descentrarte, concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cidadania e Governo Federal.

A iniciativa também contou com apoio do Sesi Paraná. A primeira etapa do projeto foi dedicada ao ensino de técnicas, ao desenvolvimento de ideias e a escrita dos roteiros. As aulas foram ministradas pelo cineasta Rober Corrêa, graduado em Cinema - Crítica e Roteiro, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo ele, a realização do projeto é um modo de estimular a produção local de obras ligadas ao formato audiovisual. “Quando pensamos na história da cinematografia local percebemos que a produção é bastante escassa, praticamente nula. Isso ocorre principalmente pelo fato de que as produções ficam concentradas nos grandes centros, onde geralmente estão os meios de produção e a mão de obra técnica”, afirma o cineasta.

“Para além de um inventário de autores e um importante registro da cena literária local, `Dos filmes que ainda não fizemos´ é principalmente uma boa leitura oferecida ao público”, complementa o cineasta sobre a obra. Já os dois últimos módulos do projeto foram conduzidos pela editora e diagramadora Carolina Secco, que conduziu os alunos na confecção do livro. Além da escrita, a intenção do projeto foi permitir a confecção de um livro de forma artesanal, com o objetivo de envolver os alunos em todos os processos de produção de uma obra, desde a concepção intelectual até a publicação.

A obra conta com ilustrações da artista Camila do Rosário. Ao longo do curso, os participantes contaram ainda com a consultoria dos profissionais: Flávio Voight, psicólogo que foi colaborador de Saúde Mental do portal UOL Estilo e é colunista no jornal Gazeta do Paraná; Denise Ponzoni, mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e que foi professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco; e Sharon Caleffi, mediadora de leitura voluntária no Projeto Eu Livro, voltado para crianças de bairros da periferia de Pato Branco. Para a produtora Tamara Alff, o projeto possibilitou que várias pessoas de diferentes perfis pudessem ter contato com as técnicas de produção de um texto para cinema, o que pode contribuir para mais produções locais. Ela avalia que a publicação dos roteiros em livro também serviu como estímulo aos participantes, que poderão seguir produzindo novos trabalhos.

 

Autores

O projeto “Dos Filmes que Ainda não Fizemos” contou com a participação de autores de diferentes perfis e idades, e de várias cidades da região sudoeste do Paraná. Angelo Brocco da Silva é professor, natural de Pato Branco, e autor do texto “A Víbora da Cantareira", que narra a história de um policial que busca confiança em um novo relacionamento após ter sido traído.

“O que mais chamou a atenção foi a descoberta de como escrever o roteiro. Não é como escrever contos, crônicas, etc. Nós tivemos que aprender a descrever cenas, a narrá-las. Com toda certeza, o processo de criação foi a melhor parte”, conta Brocco sobre as aulas.

A estudante Vanessa Bertoncello é natural de Dois Vizinhos, e coautora do roteiro “Na Ponta dos Dedos”, que aborda a relação entre duas personagens com vidas e planos diferentes, que se encontram por conta da música. O texto foi escrito em conjunto com a estudante Fabiana dos Santos Beltrame. Segundo ela, as aulas foram fundamentais para o aprender os fundamentos de construção de um roteiro para o formato audiovisual. “A partir delas, foi possível colocar na ponta do lápis as ideias que iam surgindo, e com o auxílio dos mentores, ir moldando essas ideias até que se tornassem um roteiro com potência literária para ser lido pelos leitores que se interessam ou não pelo gênero”, disse.