• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Apac, em Dois Vizinhos, vai atender, exclusivamente, mulheres

Terreno já foi cedido para a associação que agora passa a buscar fundos para a obra.

Image
  • 17 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 547

A Associação de Proteção aos Condenados (Apac) está começando a sair do papel em Dois Vizinhos. No fim de 2020, a entidade recebeu o terreno que vai abrigar a estrutura física da entidade que trabalha com o método de execução penal que revolucionou o sistema penitenciário no Brasil. Entre os diferenciais, o sistema é desenvolvido com os próprios presos sendo co-responsáveis pela sua recuperação. Os detentos frequentam cursos supletivos e profissionais, além de atividades variadas, visando evitar a ociosidade. Os recuperandos têm ainda assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade.

No município, o espaço vai receber apenas mulheres. “Temos o terreno cedido pela Prefeitura de Dois Vizinhos e nosso objetivo agora é construir a sede para que ela possa, em curto espaço de tempo, estar funcionando, atendendo cerca de 50, 60 mulheres que hoje já estão na carceragem em Dois Vizinhos. O objetivo é atender a lei de execuções penais quanto à execução da pena. É tirar essas pessoas da marginalidade, mas não somente elas, também seus familiares”, disse Willian Benini, presidente da Apac.

A estrutura presente no terreno cedido pela prefeitura, que abrigava a sede social do Sindicato dos Servidores Municipais, vai ser totalmente demolida. “Temos pareceres de engenheiros que estão nos auxiliando e, infelizmente, aquela estrutura é inútil para a construção da nova unidade. A gente vai aproveitar o que podemos vender daquilo lá para gerar receita. Tem uma cancha de bocha, outras situações e vamos tentar vender o que for possível para angariar recursos. Nada vai ser jogado fora”, resumiu.  

 

Outros detalhes

O presidente destaca que a vinda da Apac também vai ajudar no pedido do município de receber a segunda vara cível. “Recentemente, por conta de uma norma da corregedoria do Tribunal de Justiça, nós perdemos estrutura do poder judiciário local, perdemos a vara de execuções penais em regime fechado e a vara de corregedoria dos presídios e, voltando a unidade penal para Dois Vizinhos, nós vamos resgatar essa estrutura para que, quem sabe, ali na frente, a gente possa trazer a segunda vara cível porque é difícil contemporizar uma vinda de uma segunda vara cível sendo que perdemos estruturas no judiciários. Então, todos nós, e convido toda a população do município para que estejamos abraçados nessa causa porque nós queremos o município evolua, cresça e tenha estrutura para isso atendendo várias frentes, entre elas, a segurança pública”, conclui.

Fonte: Jornal de Beltrão com Portal Educadora.