• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Está acontecendo a Seleção Complementar em Dois Vizinhos

Dos 114 jovens que estão participando desta etapa, cerca de 30 serão incorporados ao Exército.

Image
  • 18 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Alexandre Baggio

  • 323

Acontece nesta quinta-feira, 18, no Centro Cultural Arte e Vida a Seleção Complementar dos recrutas a serem incorporados ao Exército Brasileiro no ano de 2021. Esta é a última etapa do Alistamento Militar Obrigatório para os jovens que iniciaram o processo no ano passado, onde eles estão passando por exames e novas entrevistas.

Na Seleção Geral, realizada em agosto de 2020, participaram 399 jovens e alguns foram dispensados. Nesta quinta, na Seleção Complementar, são 114 jovens e a meta é que cerca de 30 sejam incorporados, em 01º de março, ao 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão. Os demais vão receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O subcomandante do 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão, Major Luiz Roberto Gonçalves, destacou que este processo aconteceria em Francisco Beltrão, mas foi realizado em Dois Vizinhos devido a pandemia. “A previsão era dos jovens se deslocarem até Francisco Beltrão, mas por conta das restrições do Covid-19 e de facilitar a logística, viemos novamente para Dois Vizinhos fazer a seleção complementar aqui, até para evitar um grande número de jovens embarcando em ônibus, evitar aglomerações e respeitar os protocolos” explicou.

Ainda para evitar aglomerações, os jovens estão se apresentando na Seleção Complementar em grupos. “Os trabalhos foram divididos com 30 jovens no início da manhã e 30 jovens no final da manhã. À tarde, será a mesma divisão”, disse.

A incorporação ao Exército Brasileiro acontecerá na sequência. “Os jovens receberão uma notificação através do e-mail do comparecimento deles já em Francisco Beltrão para a incorporação, que está prevista para 1º de março, mas a partir do momento que o jovem foi designado para o Serviço Militar Obrigatório, todo o suporte de transporte desses jovens até lá, alojamento, alimentação, é tudo por conta do Exército Brasileiro”, ressaltou.

Segundo o Major Luiz Roberto Gonçalves, todos os anos, entre 90 a 110 jovens são incorporados ao Serviço Militar. “Temos um teto máximo e um teto mínimo variável. Neste ano, a estimativa é incorporar 95 jovens ao Exército Brasileiro em Francisco Beltrão e aproximadamente 30% serão jovens de Dois Vizinhos. Temos uma satisfação muito grande de receber, já há alguns anos, os jovens daqui que incorporam as fileiras do Exército e tem realizado um ótimo trabalho”.

O Major, ressaltou que o aprendizado adquirido no Serviço Militar, é uma experiencia que serve para a vida toda. “Eu trabalho com serviço militar obrigatório há mais de 20 anos e posso afirmar que desconheço alguém que serviu o exército e se arrependeu. O jovem, naturalmente, às vezes pode não entender o significado do serviço militar obrigatório, mas tão logo comece as primeiras instruções, ele começa a conhecer a instituição ele já gosta, essa é uma característica dos jovens e depois quando vai embora, até passado alguns anos, eles falam o quanto aquilo foi importante, até mesmo, aqueles que estavam cursando faculdade, tem certo receio do serviço militar obrigatório, mas eles chegam a conclusão de que valeu a pena até mesmo interromper por um ano os estudos no curso superior porque os aprendizados que são adquiridos dentro das unidades do exército servem para a vida pessoal e profissional deles nos anos posteriores”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora