Entre as medidas, está o toque de recolher entre 23h e 5h nas ruas da cidade.
Foto: Wellington Basso/Portal Educadora
233
Uma coletiva de imprensa no final da tarde de sexta-feira, 19, divulgou o decreto 17.041/2021 de enfrentamento ao Covid-19. Entre as medidas adotadas está o toque de recolher entre 23h e 5h, independente ou não de normativas do Governo do Estado. O município suspendeu a liberação de alvarás para eventos públicos e privados por tempo indeterminado. Está proibido ainda o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e lotes baldios e a colocação de mesas, bancos, ou cadeiras nas calçadas, tendo em vista a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas em pé ou sentadas nas vias públicas.
Bares, restaurantes, panificadoras, postos de combustíveis, conveniências, sorveterias e similares deverão trabalhar com 50% da sua capacidade total de público e todos os clientes devem permanecer sentados. Crianças de até 12 anos e idosos com mais de 65 não podem entrar no comércio. O consumo de narguilé também está proibido em locais públicos.
O poder público também suspendeu as atividades ou divulgação de publicidade e propagandas que instiguem a aglomeração de pessoas, por qualquer meio de comunicação.
Quem não cumprir o decreto estará sujeito às penalidades e sanções aplicáveis e, no que couber, cassação de licença de funcionamento e interdição temporária. O documento também prevê multas. “As cidades próximas estão passando uma situação difícil, optamos por um decreto, neste momento, com o comércio se mantendo aberto e podendo trabalhar. Os restaurantes poderão atender, os bares também, mas com o número de clientes reduzidos. Permanecem aberto até as 23h, com 50% do público. A fiscalização vai ocorrer, nosso intuito não é multar por isso informamos esses estabelecimentos com antecedência para que eles pudessem se adequar, não queremos castigar o comércio e os comerciantes, por isso, peço que respeitem as normativas para não termos problemas futuros”, disse Diego Borsatti, secretário geral do governo. O decreto é válido por 15 dias.
Novo comitê
A prefeitura, em cinco dias, vai reformular a composição do Comitê Gestor do Plano de Prevenção, Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 que deve definir os próximos passos do enfrentamento à doença. “Quando tivemos a troca de gestão, algumas pessoas que participavam não estão mais no momento no poder público e vamos reativar o comitê com urgência para que eles possam dar andamento e estejam sempre nos ajudando na tomada de decisões”, explicou Diego.
Casos
O último boletim, de sexta-feira, 19, apresentou 10 novos casos da doença confirmados. O total chegou a 3.925, com 3.776 pessoas já recuperadas (106 seguem em isolamento domiciliar e sete em hospitais). São 28 novos suspeitos em 24 horas, com o total chegando a 106. O município monitora 462 pessoas e imunizou 593 pessoas (profissionais de saúde e idosos). “Estamos fazendo todo o protocolo que o Estado recomenda. Os atendimentos estão centralizados na Clínica da Mulher (ao lado da Secretaria de Educação), temos a medicação, coleta de exames e, no momento, até não temos um número alto de positividade em Dois Vizinhos, mas a região nos preocupa bastante, estamos sem vaga de UTI na nossa regional, então, se precisarmos de um leito de UTI não vamos conseguir, por isso, pedimos para a população manter o distanciamento, usar máscara, álcool em gel, não fazer aglomerações, não participem de eventos porque tudo isso ajuda a transmitir o vírus”, explica Claudete Meurer, gestora da saúde.
Fonte: Portal Educadora