Vacinação contra Covid-19 em Dois Vizinhos completa um mês com 600 vacinados

Até o momento, foram imunizados parte de profissionais de saúde e parte de idosos com 88 anos ou mais.

Image
  • 22 de Fevereiro de 2021
  • Foto: Arquivo

  • 272

No dia 20 de janeiro de 2021, uma solenidade na Unidade Central de Saúde marcava o início da vacinação contra a Covid-19 em Dois Vizinhos. Na primeira remessa, foram 260 doses da Coronavac destinada para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente durante toda a pandemia.

Poucos dias depois, em 24 de janeiro, o município recebeu mais 200 doses da AstraZeneca/Oxford e, em 10 frascos, conseguiu-se o rendimento de uma dose a mais, atingindo 210 profissionais de saúde. Estes dois primeiros lotes, foram aplicados em profissionais de saúde seguindo escalonamento preconizado pelo Governo do Estado, já que, na sua totalidade, o município conta com 653 profissionais de saúde no município, entre público e privado, sendo que 470 foram imunizados.

No dia 5 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote com 260 doses para as segundas doses da vacina da Coronavac e, no dia 8 de fevereiro, foram mais 180 doses da vacina Coronavac, quando o Governo do Estado decidiu paralisar a vacinação em profissionais de saúde e imunizar idosos acima de 90 anos. No dia 17 de fevereiro, com doses remanescentes do último lote, foi aberta a vacinação para idosos com 89 anos e, no dia 19 de fevereiro, para idosos com 88 anos, grupos que seguem sendo vacinados até hoje.

 

100% de aproveitamento

Uma logística é pensada para que não se percam doses da vacina. “Os frascos da vacina do Coronavac/Butantan têm 10 doses e, depois de aberto, a durabilidade é de 8 horas. Então abrimos o frasco 9h para que ele dure até as 17h. Até as 15h30, fazemos a vacinação na unidade central de saúde por livre demanda e, com as doses que sobram, das 15h30 até as 17h, vamos nos domicílios e fazemos nas casas para utilizarmos todas as doses. Até hoje tivemos 100% de aproveitamento, não perdendo nenhuma dose”, explica Grasieli Pedrussi, coordenadora da vigilância epidemiológica.

 

Dados

Completado um mês do início da vacinação, Dois Vizinhos chegou a 600 pessoas imunizadas (1,47% da população) de acordo com o boletim divulgado na última sexta-feira, 19. Nesse ritmo, a vacinação de toda a população levaria 67,6 meses. Não há previsão de quando um novo lote de vacinas chegará ao Paraná. 

Fonte: Portal Educadora