O secretário de desenvolvimento econômico, tecnológico e de turismo, Everaldo Santini, analisa os primeiros trabalhos na pasta.
Foto: Assessoria
421
O secretário de desenvolvimento econômico, tecnológico e de turismo, Everaldo Santini, participou do programa Sete e Meia na última terça-feira, 9, e falou sobre os primeiros meses de trabalho na pasta. Ele destacou que a busca por novas empresas para o município é constante, mas o foco também é melhorar o ecossistema das já existentes. “Queremos criar uma nova incubadora no parque industrial, pois já temos muitos pedidos de empresas que querem vir para cá. Temos que melhorar nossos parques e, graças ao deputado estadual Paulo Litro (PSDB), que é de Dois Vizinhos e torce pela cidade, recebemos há alguns meses o asfalto para o parque industrial, mas ficaram algumas travessas sem e nós, já em conversa com o Carlinhos e o Paulo, vamos terminar e agora vamos ter o trevo também na entrada e vai ficar muito bom. Vamos melhorar a iluminação do parque, que foi feito e não tem ainda iluminação em todos os parques. Já temos planejamento com a Copel para fazer isso o quanto antes”, relata.
Outro objetivo é atualizar a lei de incentivo a indústria. “Temos o Dr. Bruno Lima, chefe de gabinete, que nos auxilia muito na prefeitura e estamos tentando mudar a lei 2.161/2007. Ela ainda prevê que o empresário precisa comprar o terreno, claro que pela metade do preço, com várias prestações, mas eu, no meu ver, acredito que deve voltar a concessão. Passando pela câmara, sendo bem avaliado. Eu acho muito difícil para alguém que vai montar um negócio ter capital de giro para comprar o terreno. Aí, ao invés de comprar o terreno, o empresário pode comprar as máquinas e aí isso já está sendo analisado para mudarmos”, completou.
Nova indústria têxtil
Na última semana, a informação de que Dois Vizinhos receberia uma nova indústria têxtil com geração de mais de 100 empregos diretos gerou bastante repercussão. Parte importante nas negociações para trazer a nova empresa, Everaldo, comemorou a conquista, mas destaca que o objetivo é também ajudar os empresários locais e manter empregos. “Quando o prefeito Carlinhos Turatto (PP) me convidou para o cargo eu disse que aceitaria e buscaria somar porque eu sei a dificuldade que o empresário tem com os impostos, funcionários e tudo mais, por isso, não podemos só cobrar o empresário, mas temos que buscar formas de ajudá-los para prosperarem. Nesse cenário, quando anunciamos a empresa têxtil, fui muito cobrado por empresários para que não somente buscássemos pessoas de fora, mas que olhássemos também para as nossas aqui e é isso que estamos fazendo. Conseguimos ajeitar indústrias locais e conversar com empresas que tinham nos deixado, ido para outras cidades e vamos, com a lei de incentivo da indústria, tentar trazer novamente”, explicou.
Nova indústria
O secretário deu mais detalhes sobre a indústria têxtil que vai se instalar em Dois Vizinhos. “Esse empresário tem parceria com facções em Cruzeiro do Iguaçu e Itapejara do Oeste. Com isso, ele veio para a região, gostou, nos procurou no gabinete, conversamos, e hoje ele já tem um grande investimento em máquinas que devem chegar na próxima semana em Dois Vizinhos. Nós, através da lei 2.161/07, que é para ajuda da indústria, conseguimos auxiliar. Os empresários almejam, em dois ou três anos, estar com 250 a 300 funcionários. No começo, ele vai fazer a costura, terminar as roupas e fazer showroom em Dois Vizinhos, ou seja, o que os lojistas iam fazer em São Paulo para fazer compras no Brás, comprar facções, eles vão poder comprar aqui. Futuramente, o objetivo é fazer o pano jeans em Dois Vizinhos”, completa.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo.
Fonte: Portal Educadora