Processo de enchimento começa nesta quarta (07) e pode durar uma semana.
Foto: Assessoria
724
Rádio Vale 91 FM - Segundo uma nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Copel, a PCH Bela Vista recebeu do Instituto Água e Terra (IAT) a Autorização Ambiental para o enchimento do reservatório e testes de comissionamento da hidrelétrica.
O processo de enchimento será iniciado a partir desta quarta-feira, 7 de abril, e pode durar uma semana, dependendo da vazão do rio e das condições climáticas. Os trabalhos começam com os testes das comportas que vão permitir o represamento de parte da água do rio Chopim que chega à barragem da PCH.
Após os testes, é realizado o fechamento das comportas e iniciado o enchimento do reservatório. Nesse período, o nível de água abaixo da barragem será reduzido ao limite mínimo permitido pelo IAT. Quando o reservatório atingir o nível máximo, a vazão do rio Chopim será regularizada já nas condições esperadas para a fase de operação da Usina.
Essa importante etapa da obra será coordenada por técnicos especializados, responsáveis por monitorar a segurança e as questões ambientais envolvidas. Equipes estarão de prontidão para realizar o resgate de animais que não tenham saído da área do reservatório.
LIBERAÇÃO DA PONTE
Durante o período de enchimento, a travessia sobre o rio Chopim na área do reservatório deixa de ser feita por balsa e passa a ser feita pela nova ponte. Nesse período, o tráfego na ponte será liberado somente para veículos leves, entre das 7h30 às 18h.
SEGURANÇA
Por segurança, durante todo o período de realização de manobras para formação do reservatório, a população deve se manter longe das áreas desapropriadas pela PCH, que serão alagadas. Também é importante evitar o uso do rio para pesca (embarcada ou de barranco) e atividades de lazer, em especial nas áreas próximas às estruturas da hidrelétrica.
PLANTIO DE 75 MIL MUDAS DE ÁRVORES
AEN - Equipes contratadas pela Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista concluíram o plantio de mais de 75 mil mudas de árvores nativas em um terreno de 68 hectares (ha) na Área de Preservação Permanente (APP) do empreendimento. A PCH está em fase final de construção pela Copel, nos municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná.
A área, anteriormente destinada a atividades agropecuárias, recebeu espécies variadas, como açoita-cavalo, araçá-do-mato, cedro-rosa, erva-mate, ipê-amarelo, fumo-bravo e guabiroba. A partir de agora, todas as mudas terão o crescimento monitorado.
Após a formação do reservatório e com essa recomposição da faixa de 100 metros de APP, a área de floresta preservada passará de 130 hectares para 291 hectares. Essa diferença de 161 hectares inclui os 68 onde foi realizado replantio e 93 que já estão com a mata em processo de regeneração natural.
Além do plantio de mudas nativas, até o momento já foram instalados mais de 11,6 mil metros de cercas junto às propriedades lindeiras à APP da PCH Bela Vista.
Essa ação é fundamental para isolar a área de preservação e impedir que agentes externos possam prejudicar a formação de um corredor ecológico com vegetação nativa ou afetar o desenvolvimento das mudas nas áreas onde ocorreram os plantios. O isolamento também pode contribuir com o retorno da fauna silvestre a esses locais.