• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Professores do curso de engenharia de software da UTFPR ganham prêmio em evento nacional

Eles desenvolveram um sistema que busca mitigar os erros de correções de textos do sistema braile para o português.

Image
  • 15 de Abril de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 854

No último dia 9 de abril, os professores André Roberto Ortoncelli, Franciele Beal e Marlon Marcon, membros do grupo de pesquisa em Inteligência Computacional e Design de Interação (ICDI) da UTFPR de Dois Vizinhos, ganharam o prêmio de melhor artigo completo publicado no evento Computer on The Beach (COTB). De acordo com o Índice Qualis (mantido pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior do Ministério de Educação do Brasil), o COTB é o evento de maior impacto na área de ciência da computação entre todos os eventos realizados anualmente na região sul do Brasil.

O artigo premiado é intitulado “An automated approach to mitigate transcription errors in braille texts for the Portuguese language” e será publicado nos anais do COTB 2021. Esse trabalho apresenta uma abordagem baseada em cela braille para mitigar erros de correção de textos transcritos de braile para português. Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Como a maioria das pessoas não têm domínio do sistema braille, o trabalho publicado é importante, pois contribui para reduzir limitações na comunicação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam aproximadamente 285 milhões deficientes visuais no mundo. Nesse contexto, se destaca a relevância do trabalho. Destaca-se que, em virtude da pandemia, todo o evento foi realizado de forma 100% on-line, recebendo a submissão de 264 trabalhos de todas as regiões do país. Dos quais apenas 33,5% foram aceitos para publicação no evento. Dentre os trabalhos aceitos, o artigo dos professores do grupo de pesquisa ICDI foi escolhido como o melhor trabalho completoO vídeo da cerimônia de encerramento e premiação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i33ZnYtaf5Q

Fonte: Assessoria