• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Construções são alvos de furtos de fios em Dois Vizinhos

Somente no loteamento Zambon cerca de 12 casas foram furtadas; Meliantes furtam até fiação de padrões de luz.

Image
  • 16 de Abril de 2021
  • Foto: Reprodução Facebook.

  • 1283

Construções de Dois Vizinhos se tornaram alvos frequentes de delinquentes que causam grandes estragos para furtar o cobre dos fios. Os estragos são registrados não apenas na fiação das residências em obras, mas também em portas, janelas e paredes.

O sócio proprietário da Grando Construtora, Gelson Grando, postou nas redes sociais vídeos mostrando como os furtos acontecem. A construtora está instalando câmeras nas obras para tentar evitar os furtos.  “Só no loteamento Zambon aproximadamente 12 casas foram arrombadas. Eles são organizados. Tiram os vidros das janelas sem quebrar, tiram as tomadas com parafusadeira, tiram todo o quadro elétrico, sobem no forro e tiram tudo. Todas as empresas de construção estão tendo que contratar monitoramento em obras ou até em barraco de obras. Eles estão cortando até os fios das betoneiras para vender. Quando eles não conseguem entrar na casa, eles arrebentam os fios do padrão de luz e puxam os fios. Teve residência que o proprietário refez três vezes a fiação e foi furtado”, explicou.

Além de residências, os locais públicos também são alvos. No Bairro Nossa Senhora de Lourdes a fiação da praça pública foi furtada, assim como no Estádio Municipal, entre outros locais.

A vice-presidente da ACEDV e também sócio proprietária da Grando Construtora, Josiane Grando, explicou que os proprietários de construtoras mobilizaram a comunidade para tentar conter este tipo de crime. “Na sexta-feira, dia 16, empresários do ramo da construção civil, juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Nilton de Almeida, nos reunimos com o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar e ele relatou que o serviço de inteligência já estava com esta demanda. Na terça-feira, dia 20, houve outra reunião com ACEDV e Conseg, onde o comandante apresentou as ações que serão tomadas”, disse.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o advogado Willian Benini, destacou que o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos, Capitão Mário Emílio Nicolau, atendeu as reivindicações e reforçará a fiscalização para evitar os furtos. “O capitão colocará uma patrulha especializada em furtos para atender nossa cidade, tanto na localização dos autores quanto dos receptadores”, destacou.

Willian também reforçou que as pessoas registrem o boletim de ocorrência e coloquem tapumes ou obstáculos, que quando arrombados tornam o furto qualificado, onde é possível uma pena maior.

O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos, Capitão Mário Emílio Nicolau, destacou as ações tomadas. “A PMPR possui uma série de recursos que utilizam uma base de dados da Celepar, que dão subsidio para um policiamento mais eficiente. O serviço de inteligência, através das mídias sociais, percebeu que o comercio de fios está crescendo em Dois Vizinhos. Criamos uma equipe que trabalhará no levantamento de informações e coleta de dados, principalmente através de imagens para identificar os autores num serviço em conjunto das policias Militar e Civil. Discutimos também a importância de instalação de câmeras de vigilância nos acessos ao município”, finalizou.

A matéria completa pode ser ouvida abaixo em nosso Spotify.

Fonte: Portal Educadora