• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

No dia mundial da anta, nasceu Jura, uma bebê anta no zoo da Unisep

A gestação nessa espécie é longa, com duração de 13 a 14 meses. Mamãe e bebê passam bem.

Image
  • 29 de Abril de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 1678

O Zoológico da Unisep, em Dois Vizinhos, celebrou o nascimento de uma bebê anta na última terça-feira, 27, justamente quando é celebrado o Dia Mundial da Anta. O filhote é do sexo feminino, foi batizada de Jura, pesou cerca de 9 quilos e nasceu às 16h20. “O cuidador das antas se chama Jurandir e fez aniversário na segunda-feira, 26. Como o bebê nasceu na terça, 27, optamos em batizar ela com o nome de Jura”, explicou Juliana Guyss, bióloga do zoológico da Unisep.

A mamãe, que se chama Amanda, e o bebê passam bem. Nesta semana, elas ficam em observação sem qualquer acesso dos visitantes. “Os filhotes nascem marrons com listras brancas. Esse padrão de cor ajuda na camuflagem no ambiente das florestas durante o dia. Por volta dos seis meses de idade, a pelagem começa a ser trocada e com 10 meses a anta já tem a cor do adulto. A gente está observando elas, mas ficamos muito felizes com o nascimento do bebê justamente no dia mundial da anta”, completa Juliana. O pai também vive no zoo da Unisep.

A agora mamãe Amanda chegou em Dois Vizinhos no ano de 2014 e ter gestado a filhote mostra que está bem adaptada ao ambiente em que reside. “Procuramos sempre deixar os viveiros muito semelhantes ao ambiente onde os animais vivem, sem contar que fazemos o enriquecimento ambiental que garante o bem estar de todos que estão no zoológico”.

 

As antas

Animais extremamente inteligentes, as antas consideradas essenciais para o equilíbrio do ecossistema ondem vivem porque, devido ao hábito de comer frutas, a espécie exerce papel de dispersões de sementes para várias plantas. “As antas tem apelido de jardineiras da floresta e, atualmente, são uma espécie classificada como vulnerável a extinção pela lista vermelha do Ministério do Meio Ambiente”, diz Juliana Guyss, bióloga do Zoo da Unisep. A criação do Dia Mundial da Anta tem o propósito de alertar para a conservação das quatro espécies de antas encontradas no planeta.

Fonte: Jornal de Beltrão