Mudança ocorre para otimizar doses; Vacinação acontecerá exclusivamente no Parque de Exposições.
Foto: Assessoria
867
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos definiu uma importante mudança na vacinação de segundas doses contra o Coronavírus no município: elas serão aplicadas nas terças e sextas-feiras. O horário será sempre das 8h00 às 11h30 e das 13h às 15h, exclusivamente no Parque de Exposições.
De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Grasieli Pedrussi, a mudança acontece para que não se perca nenhuma dose. “O frasco é multidoses e ele tem um tempo de validade. Como estamos tendo um baixo número de pessoas vacinadas por dia, a equipe acaba tendo que fazer uma busca ativa grande nas casas, atrás de pessoas para se vacinar, para que não se perca nenhuma dose dentro do frasco. Com essa mudança para terças e sextas, um maior número de pessoas irá procurar o serviço e as doses serão otimizadas”, destacou.
Caso o comprovante vacinal informe que a segunda dose deva ser feita em dias da semana diferentes de terças ou sextas, o munícipe deve ir depois da data do aprazamento, como explica Grasieli. “A gente pede que quem tem o aprazamento que vai acontecer na segunda, que procure na terça; e quem tem o aprazamento na quarta e quinta, que procure na sexta-feira. Sempre após a data que está no comprovante vacinal”, explicou.
A segunda dose da Coronavac, produzida pelo Butatan, deve ser tomada pelo menos 21 dias após receber a primeira. Já o reforço da vacina da Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz, deve ser tomado após 3 meses. Se o prazo for ultrapassado, a pessoa pode receber normalmente a segunda dose para completar a imunização. O importante é que o reforço seja feito, pois sem ele não há eficácia na imunização.
Para receber a segunda dose, a pessoa deve levar apenas o comprovante vacinal.
Casos
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos divulgou na tarde de quarta-feira (28) a atualização do boletim do Coronavírus com 15 novos casos em 24 horas. Com isso, o total de casos confirmados desde o inicio da pandemia no município chegou a 5100, sendo 4935 recuperados e 62 óbitos.
Os casos ativos registraram nova queda. O número de pessoas em isolamento domiciliar diminuiu de 105 para 96, enquanto o de pacientes em hospitais manteve-se em sete.
Dois Vizinhos tem 47 suspeitos (seis a mais que o boletim anterior) e monitora 275 pessoas. Foram negativados seis novos exames, totalizando 3010 casos descartados. A vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 5661 duovizinhenses.
Fonte: Portal Educadora