Transporte escolar, com a frota municipal, também será retomado na segunda, 3. Os terceirizados voltam a fazer suas rotas no próximo dia 15 de maio.
Foto: Assessoria
1624
Na tarde desta quinta-feira, 29, o prefeito Carlinhos Turatto (PP), a secretária de educação Silvana Dal Molin e parte da equipe da pasta participaram da reunião da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão, para definir o retorno das aulas. Depois de votação, os participantes acordaram que cada um dos 42 prefeitos terá autonomia para definir em que momento e sob quais protocolos irá ocorrer o retorno das aulas presenciais nos respectivos municípios. Além de decidir, também, a logística do transporte escolar.
Turatto também é presidente da comissão de saúde e ação social da Amsop e recomendou que os prefeitos que tomem as suas decisões após uma avaliação criteriosa junto aos seus respectivos secretários de Educação e Saúde. Antes da votação, alguns prefeitos expuseram suas opiniões sobre a temática e, na sequência, foi apresentado um levantamento da Amsop sobre o tema nos 42 municípios da região, com os dados mostrando que 27 municípios são favoráveis à retomada das aulas presenciais e 15 ainda não têm um posicionamento definido. Entre os 27 municípios que são favoráveis às aulas presenciais, 20 pretendem voltar com as atividades nas escolas agora em maio, com turmas reduzidas e oferta de transporte escolar.
Em Dois Vizinhos
As escolas municipais retornam com aulas presenciais na segunda-feira, 3 de maio, atendendo 30% da sua capacidade. “Participamos dessa reunião e foi acordado sobre a autonomia dos municípios para a retomada das atividades escolares. Nós, de Dois Vizinhos, já estamos fazendo atendimento presencial de alunos nas escolas e, a partir de segunda-feira, 3, estaremos orientando as escolas e faremos a retomada das atividades com 30% da capacidade. Essas atividades, esse atendimento, será de forma escalonada: uma semana o aluno vai para a escola e uma semana faz atividade remota”, explicou a secretária Silvana Dal Molin.
O transporte escolar também será retomado. “Começamos, na segunda, 3, com a nossa frota que está organizada, os ônibus revisados e os motoristas prepardos. No dia 15 de maio, voltamso com o transporte terceirizado para que todos possam organizar a frota e possamos atender todos os alunos”, completou.
Pais escolhem
Os pais podem optar em manter seus filhos no ensino à distância. “Estamos organizados, vamos seguir todos os protocolos de segurança e queremos acalmar as famílias nesse sentido, garantindo que o atendimento será de qualidade, seguindo todos os cuidados recomendados. Por estarmos ainda em tempo de pandemia, os pais poderão optar em manter seus filhos com o ensino remoto, desde que assine o termo na escola”, conclui.
Fonte: Portal Educadora.