• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Sanepar pede que a população utilize água com consciência

Consumo aumentou 25% nos últimos meses.

Image
  • 05 de Maio de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 636

Alguns municípios do Sudoeste já estão vivendo a realidade de racionamento de água. Ainda não é o caso de Dois Vizinhos, entretanto, o gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente, pede consciência da população em virtude do grande período de estiagem e do aumento de consumo de água nas residências. “Pedimos a compreensão da população visto que todos os órgãos de pesquisas climáticas estão afirmando que somente em junho teremos chuvas significativas, por isso, precisamos que todos colaborem para termos água nas torneiras. Vale lembrar que, se tivermos desperdícios significativos, a Sanepar não pode autuar, mas se chegar a um ponto onde o município decrete situação de emergência, aí terá punição por mau uso da água”, disse, em entrevista para a Rádio Educadora AM.

O consumo aumentou quase 25% em Dois Vizinhos. “Já reduziu muito a vasão, está em cerca de 60%, e temos o mês de maio todo sem previsão de chuvas significativas. A população precisa colaborar para mantermos o abastecimento”, explicou. Recentemente, nas redes sociais, alguns duovizinhenses reclamaram de desperdícios na estação de armazenamento e distribuição de água do Jardim da Colina. “Tudo é comandado por sistema elétrico, com boias que mandam sinal para um rádio que envia, posteriormente, um sinal para o poço desligar quando o reservatório está cheio. Há 15 dias, tivemos um problema eletrônico que não mandou esse sinal e extravasou. O técnico foi lá desligar e corrigiu o problema”. O município conta hoje com cinco pontos de armazenamento e distribuição com capacidade para dois milhões de litros de água.

 

Falta caixa d’água nas casas

O gerente da Sanepar em Dois Vizinhos, Cledemir Mezzomo, destacou que das 12,5 mil ligações de água no município, cerca de 30% não tem caixa d’água. “São aproximadamente 4 mil famílias que, se colocassem uma caixa de 500 litros, seriam outros 2 milhões de litros a mais reservados no município e isso poderia ajudar a resolver o abastecimento. O pessoal vem fazendo a ligação direto da rua, mas se falta água, fica sem abastecimento”, conclui.

 

Reunião com o prefeito

No último dia 29 de abril, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), juntamente com e membros do primeiro escalão receberam representantes da Sanepar no gabinete. Estiveram na reunião, além do vereador Cledemir Mezzomo (PSC), que é o gerente local da Sanepar, a gerente superintendente Rita Ivone Camara, o gerente comercial Ativo Miguel Beier, o gerente regional de Francisco Beltrão Valdir Dalsente, o assessor da diretoria Nuno Alves Pereira e o apoio executivo Ivanor Cordeiro Pereira apresentaram alguns dados sobre o abastecimento de água no município, manifestando também a preocupação com as situações de desabastecimento e futuros investimentos que serão feitos, como saneamento básico, meio ambiente e para levar água potável às casas dos duovizinhenses. A Sanepar e o município tem contrato para abastecimento de água e saneamento básico até 2032.

 

Fonte: Jornal de Beltrão