Com disparada do IGPM, IPTU pode ter forte alta em Dois Vizinhos

IPTU é baseado na UFM que é corrigida, por lei municipal, pelo IGPM.

Image
  • 06 de Maio de 2021
  • Imagem ilustrativa.

  • 899

Com variações econômicas grandes, o IGPM (Índice Geral de Preços – Mercado), popularmente chamado de "inflação do aluguel", deve afetar diretamente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Até abril, o IGPM havia acumulado alta de 31,57%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Dois Vizinhos, a Prefeitura ainda não confirmou qual será a correção aplicada para o IPTU deste ano (se vai utilizar ou não o IGPM como parâmetro).

No programa Sete e Meia de terça-feira (04), o secretário de Administração e Finanças, Vilmar Possato Duarte, sobre o Refis (Programa de Recuperação Fiscal do Município de Dois Vizinhos), lançado na semana passada. Para evitar que os inadimplentes sejam os únicos beneficiados com oportunidades de renegociação, o secretário conta que haverá desconto para os bons pagadores que optarem em pagar à vista. “Tem muita gente que critica que o Refis favorece o mal pagador. Então para favorecer também o contribuinte que paga em dia o IPTU, o alvará ou licença, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) já determinou que se faça um estudo do IPTU de 2021 para que se conceda um desconto maior para quem fizer o pagamento à vista”, disse.

Vilmar contou que são vários os impostos que têm a influência do IGPM. “Não só o IPTU, mas o ISS (Imposto Sobre Serviço), ITBI (Transmissão de Bens Imóveis), as taxas, são baseadas na Unidade Fiscal Municipal (UFM) que é corrigida pelo IGPM que está muito acima da inflação. Se considerar o momento de pandemia e crise que todos nós estamos passando, este reajuste é recessivamente alto, mas está na lei e tem que ser aplicado. Para 2022 já fizemos um projeto de lei e já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, tirando o IGPM como indexador para corrigir o nosso UFM e passará a ser o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é a inflação oficial do país”, explicou.

A prefeitura ainda não anunciou qual será o número de parcelas disponíveis para a quitação do IPTU 2021. Os carnes devem começar a ser distribuídos ainda neste mês de maio.

Fonte: Portal Educadora