O Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar de Dois Vizinhos estão preparando uma série de ações na próxima semana alusivas ao dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de convocar toda a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

A ideia é realizar atividades de mobilização social, com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100. Serão três dias de ações: na segunda-feira, 17 de maio, representantes do grupo participam da sessão da Câmara de Vereadores fazendo um chamamento da sociedade para enfrentar o tema.

Na terça-feira, 18 de maio, o CMDCA, juntamente com o poder Judiciário e o Ministério Público, participarão do Programa Sete e Meia, da Rádio Educadora, numa mobilização junto a rede de proteção e finalizarão o dia com a live ‘Dialogando em Rede’, às 19h, com o Ministério Público e CREAS (https://abre.ai/creasdv).

Na quarta-feira, 19 de maio, a partir das 16h15, juntamente com a fanfarra da Guarda Mirim, acontecerão várias manifestações em determinados pontos da cidade lembrando e enfatizando a data. A ação inicia na Praça Ary Muller, seguindo pela Praça da Amizade, Praça da Imaculada Conceição e finaliza em frente à Prefeitura. Participem da programação da campanha “Faça Bonito - Protejam nossas crianças e Adolescentes”.

 

Sobre o 18 de maio

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 em memória a menina Araceli Crespo, de 8 anos, que, em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Ela foi sequestrada, violentada, desfigurada e morta. O abuso sexual geralmente envolve pessoas muito próximas à vítima, como familiares ou amigos. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime grave, hediondo, tanto no abuso como na exploração, e é punido severamente pela Lei Penal. Qualquer pessoa pode denunciar situações de abuso por meio do canal disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, 24 horas, inclusive sábados e domingos e feriados. A denúncia também pode ser feita à Polícia Militar (190) e a Polícia Rodoviária Federal (191). Em todas as ligações o sigilo é garantido. Em Dois Vizinhos, toda rede de proteção é canal de denúncia. Em caso de dúvida, você pode ligar para o Conselho Tutelar no (46) 3536-1419 ou (46)99912-0778 ou no CREAS (46) 3536-2953.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria.

Últimas Notícias