Na última quinta-feira (13) foi inaugurada no Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos uma biblioteca/brinquedoteca doada pela comunidade.

O projeto Ler no Hospital foi idealizado pela psicóloga Léo Garcia, com objetivo de proporcionar o acesso à leitura aos colaboradores do hospital Pró Vida, assim como para os pacientes e acompanhantes da instituição de saúde.

Com a parceria do Rotary Club Dois Vizinhos Integração foi possível incluir brinquedos, surgindo assim uma brinquedoteca hospitalar. A campanha para doação de livros foi realizada via redes sociais, com o apoio da comunidade duovizinhense, arrecadando 332 livros de assuntos variados. A empresa Móveis Siega, de Quedas do Iguaçu, fez a doação dos móveis para o espaço.

A inauguração oficial contou com a presença do diretor do Hospital Pró-Vida, Mauricio Ferraz, a coordenadora de enfermagem, Adriane Baranoski, a psicóloga Léo Garcia, o representante da Siega Móveis, Renato Rudenas, e os representantes do Rotary Clube Dois Vizinhos Integração.

A psicóloga, Leocimar Garcia, que também é locutora na Vizi FM, falou sobre como surgiu a ideia. “O projeto surgiu frente a necessidade de ter um ambiente lúdico para crianças ou pessoas de mais idades que estiverem no hospital para tratamento de saúde, exceto pessoas que estão em isolamento por Covid, e também a necessidade de dispor de obras para promover a leitura dos colaboradores do hospital. Foi possível graças a doação da comunidade, a parceria do Rotary Club DV Integração que já tinham projeto de leitura, e também a participação da Siega Móveis de Quedas do Iguaçu”, explicou.

Renato Rudenas, da Siega Móveis de Quedas do Iguaçu, falou sobre a parceria. “A empresa Siega está disposta a ajudar os parceiros e as entidades sempre que possível e ficamos muito satisfeitos em ver o resultado”, disse.

O presidente do Rotary Club Dois Vizinhos Integração, Jocemar Borges, destacou o apoio da entidade neste projeto. “O Rotary está disposto a participar de projetos e agradecemos a oportunidade. Já temos um projeto de leitura há alguns anos e nunca foi pensado em fazer no hospital. Quando a gente foi procurado, gostamos da ideia e o projeto está aí. Ficamos satisfeitos em ver que disponível para os pacientes utilizarem os brinquedos e livros”, destacou.

A Biblioteca e brinquedoteca já está sendo usada pelos pacientes, seus acompanhantes e profissionais do hospital.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias