Na tarde de sexta-feira, 14, uma reunião do Consórcio Pró-Caxias, em Cruzeiro do Iguaçu, debateu o andamento da proposta de reativação do Aeroporto no município e a transformação do espaço em regional. Além do prefeito anfitrião, Leonir Gelhen (PSDB), participaram do encontro a prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSC), o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi (PP) e o presidente do consórcio, Maxwell Scapini (PV), prefeito de Capitão Leônidas Marques, juntamente com diversos vereadores, secretários e empresários dos municípios envolvidos.

No seu discurso, Leonir Gelhen deu boas-vindas aos participantes da reunião e destacou os avanços que o projeto. “Tivemos boas reuniões em Curitiba. Fomos com uma expectativa e ela foi superada. A bola está na marca do pênalti, resta decidirmos o lado e chutar. O Governo do Estado quer investir na nossa região e temos que decidir se pegamos ou largamos essa possibilidade. Existe a possibilidade de cessão do espaço ao consórcio ou de uma concessão, cujo nosso pleito é administrar por 30 anos”, disse.

Já o presidente do consórcio, Maxwell Scapini, ressaltou que a ideia foi plantada há alguns anos, já está madura e pode ser um marco para a retomada de um Consórcio Pró-Caxias mais forte. “O Aeroporto seria leiloado, conseguiu-se reverter isso e agora, em conversa com o chefe da casa civil, Guto Silva, ele sinalizou que o Estado está disposto a repassar para o consórcio”, celebrou. No próximo dia 4 de junho, está pré-agendada uma visita de uma comitiva do Estado para visitar o espaço e tratar sobre a possível cedência. “Claro que tudo isso precisa passar pela Assembleia Legislativa e também pelas regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas somando forças, conseguiremos nosso objetivo. Se acontecer a cedência, aí trabalhamos nas formas de gestão e aí que entra a possibilidade de termos uma Parceria Público-Privada (PPP)”, completou.

O prefeito Givanildo Trumi, de Boa Esperança do Iguaçu, declarou apoio ao projeto. “Temos que sair do individualismo e pensar no regional, que assim todos vão crescer”, disse. A prefeita Leila da Rocha, de São Jorge D’Oeste, também se disse favorável ao consórcio assumir o espaço. “A microrregião se desenvolve com seu povo trabalhador. Somos municípios pequenos, mas que possuem muitas condições de desenvolvimento, de progresso. Precisamos do Pró-Caxias forte e o Aeroporto parece ser o fator que vai ajudar na reativação do consórcio”, relatou.

 

Empresas se comprometem a ajudar

Maxwell explicou que a Foz do Chopim Energética já se comprometeu, caso o consórcio assuma o aeroporto, em investir no cercamento do espaço, recuperação de mata ciliar e da pista de pouso. O empresário Robson Tedesco, da Ciss S/A, que esteve na reunião, destacou que a empresa também vai passar a utilizar o aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu. “Queremos construir nosso hangar aqui. Hoje, nossa aeronave está em Francisco Beltrão e vamos trazer para cá o avião e o helicóptero”, disse.

Ele ressaltou que a empresa investiu em aeronaves, pela primeira vez, em 2016, e de lá para cá passou a ter crescimentos anuais que superam 20%. “Temos clientes em todo o Brasil e as aeronaves encurtaram distâncias e nos ajudaram muito. Acredito que a reativação do Aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu também vai possibilitar mais crescimento para a nossa região, auxiliando nas questões de turismo e até na saúde”, conclui.

Outro pleito paralelo, caso se consiga a cedência do aeroporto, é a pavimentação asfáltica do trecho de 10 quilômetros que ligam a cidade ao espaço.

Fonte: Jornal de Beltrão

Últimas Notícias