• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

HOJE É DOMINGO

com

FRANCISCO FIALKOWSKI
TCHAYCO

Carlinhos Turatto sanciona lei que cria o Conselho Municipal do Imigrante

Órgão vai trabalhar a inclusão de estrangeiros que vivem no município.

Image
  • 20 de Maio de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 1345

Na manhã de hoje, 20, o prefeito Carlinhos Turatto (PP), sancionou a lei que cria o Conselho Municipal do Imigrante em Dois Vizinhos. O órgão vai fazer parte da Secretaria de Assistência Social e terá representantes de diversas entidades. O objetivo é melhorar a inclusão de estrangeiros que vem viver no município. “Temos uma presença de estrangeiros muito forte na nossa comunidade, principalmente, de pessoas que vem trabalhar na BRF ou estudar na UTFPR e nas outras universidades e faculdades e muitos acabam ficando por aqui. É comum a gente ver pessoas de várias nacionalidades, como Haitianos, Senegaleses, Bengalês, Venezuelanos, Paraguaios aqui e essa população encontra dificuldades, seja na questão cultural, da língua, ou de saber como funciona a nossa sociedade local e, por isso, muitas dessas pessoas acabam ficando a margem da sociedade”, resumiu Bruno Lima, chefe de gabinete.

Ele destacou que o conselho é uma forma de fazer com que os imigrantes tenham seus direitos garantidos. “Quando essas pessoas vêm para cá, elas têm autorização do governo brasileiro para trabalhar ou estudar, então, quando eles entram nessa condição de estrangeiro no Brasil, a constituição brasileira e a lei de imigração garantem, para essas pessoas, direitos iguais aos nossos. Isso significa que elas precisam ser absorvidas pelo SUS, pelo sistema educacional e isso nunca foi discutido na prefeitura de Dois Vizinhos. O prefeito Carlinhos Turatto, por sua vez, quer falar sobre isso, quer a participação e a integração dessas pessoas na comunidade”, completou.

O conselho já buscou parceiros. “A empresa Abate Halal, a BRF, a UTFPR, além de cadeiras para várias secretarias da prefeitura, a fé islâmica, enfim, empresas que nos ajudam a buscar um projeto bacana para os nossos imigrantes. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que criou o Conselho Municipal dos Imigrantes que será responsável por criar e executar a política para esse grupo, englobando ações, projetos, discutindo a problemática dos imigrantes, integrando eles e tudo mais. Vale lembrar que já existiam alguns projetos antes de apresentarmos esse, entre eles, um que trata do ensino da língua portuguesa que é executado pela Uninter, da professora Sirlei de Freitas Talau e coordenado pela professora Ana Justa. Esse projeto vai ser integrado no conselho municipal, além de pensarmos outras ações para ajudar essa população”, conclui.

Fonte: Portal Educadora