Escolas municipais seguem de forma remota; algumas estaduais vão receber alunos

Ainda não se tem, no entanto, a quantificação de turmas e escolas estaduais que passarão a atender de forma híbrida na segunda-feira, 24.

Image
  • 21 de Maio de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 851

As escolas municipais de Dois Vizinhos seguirão com as aulas de forma remota na próxima semana. A decisão da secretaria de educação ainda leva em conta os números crescentes dos casos de coronavírus no município. Vale lembrar que os estabelecimentos de ensino voltaram a atender, de forma híbrida e, na última sexta-feira, 17 de maio, optou-se pelo recuo e retorno ao atendimento somente de forma remota. Na próxima semana, no entanto, ao contrário da última semana, quando todos os estabelecimentos estavam fechados, servidores e professores vão atender, de forma escalonada, nas escolas. Nova avaliação da situação será feita no dia 28 de maio.

 

Escolas estaduais voltam

Já algumas escolas estaduais que fazem parte do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos voltam a receber alunos a partir de segunda-feira, 24. A prioridade é atender os estudantes que tem maior dificuldade de acesso a internet. Serão seguidas todas as normas de biossegurança. “Algumas escolas vão receber alunos, mas não sabemos em quais cidades ainda, pois temos decretos municipais com restrições em algumas localidades”, explica Michel Bohnenberger, coordenador pedagógico do NRE de Dois Vizinhos.

Cada escola tem autonomia para organizar o retorno. “Todas estão se organizando dentro da possibilidade, realidade, número de agentes, profissionais contratados. Algumas optaram em voltar os cursos técnicos, outra com anos finais e outras com anos iniciais, cada uma tem sua autonomia na sua característica e realidade. Queremos atender os alunos que tem mais dificuldades de acesso para, posteriormente, trazer todas as turmas”, acrescenta.

As famílias já estão sendo avisadas e escolhem se autorizam os filhos a retornarem. “As escolas estão entrando em contato e comunicando o retorno. Temos um procedimento com o termo de responsabilidade, a questão burocrática e também os protocolos de biossegurança, o processo de acolhimento para que o aluno entenda as diferenças de antes e agora como que eles precisam proceder nessa nova característica”, conclui Michel.

Evani Zarth, assistente técnica do NRE, destacou que, como o prazo para confirmação de retorno segue até o final da tarde de sexta-feira, 21, ainda não se pode quantificar o número de alunos e escolas na microrregião. “Vamos ter algumas escolas recebendo alunos, mas os estabelecimentos tem até hoje, no fim da tarde, para fazer a adesão. Temos percebido que a proposta do Estado é a retomada lenta e gradual. Nossa preocupação não é quantas escolas vão voltar, mas que cada uma observe as suas particularidades e sigam as medidas de segurança. Outro fato é que precisamos da autorização dos pais e alguns que autorizavam há alguns dias, não autorizam agora. Outros, fazem o movimento contrário”, explicou.

A dica de Evani é que os pais procurem as escolas para conversar sobre o retorno e se as escolas dos seus filhos vão retomar o ensino presencial. Vale lembrar que no dia 10 de maio, 200 colégios de todo o Paraná voltaram a receber alunos, nenhum deles, no entanto, pertencia ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos.

Fonte: Jornal de Beltrão