Câmara entrega cidadania honorária póstuma a Santino Vitto

Em 2018, foi aprovada a honraria, mas Santino faleceu em 2019 sem recebe-la.

Image
  • 25 de Maio de 2021
  • Foto: Reprodução Youtube.

  • 1117

No ano de 2018 a Câmara de Vereadores aprovou a lei 2274/2018 que concedeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos ao pioneiro Santino Vitto, mas no dia 17 de setembro de 2019 ele faleceu aos 86 anos, sem receber a honraria que foi uma indicação do vereador Benini Júnior.

Na sessão de segunda-feira (24), no entanto, o Poder Legislativo entregou o Título de Cidadão Honorário de forma simbólica a família.

O vereador que propôs o título, Benini Junior, não esteve presente porque está em isolamento com Covid-19, então quem fez a entrega do Título foram os vereadores Ade Pelentir e Chico Peretto. Todos os vereadores presentes lamentaram o fato de a cidadania honorária ter sido entregue somente após o falecimento do pioneiro e ressaltaram a importante atuação de Santino na sociedade.

Santino Vitto foi empresário pioneiro, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Dois Vizinhos, casado com Jozephina Lins Vitto (em memoria), ele teve quatro filhos. Vereador na gestão de 1973/76 e foi vice-prefeito com José Ramuski Júnior entre 1977/82. Ambas as eleições aconteceram pela Arena.

“Nasceu em Turvo (SC) no dia 12 de fevereiro de 1933, mudou-se para Dois Vizinhos em 20 de maio 1956, na época com poucos moradores. Foi sócio-fundador do Rotary Clube de Dois Vizinhos e também foi presidente. Ele fez parte do conselho da Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, atuando também como presidente”, destacou o filho Paulo Vitto na tribuna.

Santino também presidiu o partido Arena em 1972, foi suplente e assumiu como vereador além de ser vice-prefeito. Vitto também assumiu interinamente como prefeito.

Na sua história, ainda participou do conselho de jurados no Fórum de Dois Vizinhos. Foi sócio proprietário da empresa Indústria e Comércio de Madeiras Barriga Verde Ltda, presidente da Associação de Suinocultores de Dois Vizinhos, da Associação de Suinocultores do Sudoeste do Paraná e proprietário da granja de suínos Sani. Vitto também foi fundador do Esporte Clube 7 de setembro e do CTG Saudades do Pago.

Fonte: Portal Educadora