Adolescentes que cometeram latrocínio em Chopinzinho são apreendidos em DV

Apreensão aconteceu na tarde de quinta-feira, 27.

Image
  • 28 de Maio de 2021
  • Foto Marcos Ferreira/Rádio Chopinzinho

  • 5400

Dois adolescentes, um rapaz de 17 e uma menina de 14 anos, que participaram de um latrocínio (roubo seguido de morte) contra um ex-policial e motorista de aplicativo em Chopinzinho foram apreendidos na PR-281, entre Dois Vizinhos e São Jorge D’Oeste na tarde de quinta-feira, 27. Também foi apreendido outro adolescente, no interior de Chopinzinho, de 17 anos, e um adulto que é acusado de ser o mandante do crime. O corpo da vítima, Gilberto Dalmazo, de 37 anos, foi encontrado por um morador da comunidade de Lagão, por volta das 13 horas. Ele foi morto com um tiro na cabeça e seu veículo, um Voyage prata, foi levado.

As equipes policiais iniciaram as diligências rapidamente e, por volta das 16 horas, encontraram o veículo abandonado em Dois Vizinhos, na Rua Ipiranga. Foi acionada a Polícia Civil e a criminalística e, após perícia, o veículo foi recuperado. A partir da localização, equipes da PM de Chopinzinho e Dois Vizinhos, com auxílio de uma equipe do Batalhão de Pato Branco, conseguiram chegar aos suspeitos pelo crime.

A primeira detenção ocorreu na PR-281, no limite entre os municípios de Dois Vizinhos e São Jorge D’Oeste. Um casal de adolescentes foi abordado em um Táxi. Os menores retornavam de Dois Vizinhos e confessaram a participação no crime, revelando o nome de outro menor e do maior de idade, que seria o mandante. Os demais envolvidos foram encontrados na Vila Rural, em Chopinzinho.

 

O crime

Segundo apurado, a menor foi quem solicitou a corrida via aplicativo. Os outros dois fizeram uma barreira com pedras e ficaram escondidos num matagal na beira da estrada. Quando o motorista parou o carro para remover as pedras, foi atingido na cabeça por um disparo de espingarda calibre 22. O tiro teria sido efetuado pelo menor que seguiu para Dois Vizinhos.

Os envolvidos foram encaminhados ao Batalhão da PM, em Pato Branco, para elaboração do boletim de ocorrência e na seqüencia entregues à Polícia Civil.

O 2º Tenente Drumond da Polícia Militar de Chopinzinho falou para a Rádio Chopinzinho sobre o crime. “A situação que foi repassada pelos envolvidos é que eles teriam sido contratados pelo mandante para assassinar o ex-policial militar, tendo em vista que o mandante tinha filhos e seus filhos teriam sido presos por esse policial na época que ele estava na ativa. São dois masculinos (17 anos) e uma feminina de 14 anos. Ela pegou a corrida com a vítima e indicou o local, enquanto isso, os outros dois masculinos teriam feito uma barricada na via e, quando ele parou para remover, o outro masculino menor efetuou os disparos contra ele, levando-o a óbito. Nisso, um que é do interior de Chopinzinho, já ficou pela região por residir ali e o casal pegou o veículo e foi para Dois Vizinhos, abandoaram lá e estavam retornando de táxi. Nesse tempo, foi identificado os possíveis envolvidos e esse casal foi abordado enquanto retornava e o masculino estava com a chave do veículo dentro do seu bolso. Eles teriam recebido um valor em espécie e também a arma (uma espingarda), pelo mandante, para efetuar o assassinato. Todos os envolvidos são daquela região (onde ocorreu o crime)”, explicou.

 

Fonte: Portal Educadora (com informações da Extra FM e Rádio Chopinzinho).