• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Licitações já geraram R$ 3,3 milhões de economia ao município

O executivo está buscando dar ampla divulgação aos certames para atrair mais empresas locais. No momento, 16 licitações estão abertas.

Image
  • 01 de Junho de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 1168

Desde o início de 2021, o poder executivo de Dois Vizinhos tem buscado dar ampla divulgação das licitações. O objetivo é atrair cada vez mais empresas locais aos certames. Diante disso, ainda em fevereiro, o secretário de administração e finanças Vilmar Possato Duarte e Natália Borçato, do departamento de licitações, visitaram a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) para pedir a colaboração da entidade em motivar os empresários locais em participar dos processos: nos primeiros cinco meses do ano, 132 licitações (pregão eletrônico, tomada de preços, chamamento público, concorrência, dispensa e inexigibilidade) já foram realizados ou estão em andamento.

“A partir do momento em que comecei a fazer parte da secretaria de administração e finanças, mais precisamente no departamento de licitações, decidimos adotar a ampla divulgação das licitações nas páginas oficiais do município (site, Facebook e Instagram). A nossa preocupação sempre foi com a transparência dos certames e conseguimos um aumento significativo no número de licitantes de nosso município e região, que passaram a participar das concorrências”, disse Natália Borçatto.  

 

Economia

Os efeitos já estão sendo percebidos. “Ampliando a concorrência, já podemos observar muita economia. Até o momento, foram R$ 3.304.666,15 que ficaram para o município. Esse resultado deixa toda a equipe orgulhosa, pois são resultados positivos graças ao trabalho e dedicação de todos. Nossos certames estão todos na integra em nosso site: https://doisvizinhos.pr.gov.br/licitacoes”, completou Natália Borçatto.

Ela explica que as licitações devem ser pautadas em princípios previstos na Constituição Federal, consolidados pela Lei 8.666/93 e por princípios e normas da boa administração. “Muitos ainda desconhecem, mas a tecnologia tem se mostrado uma aliada para alcançar a transparência nas licitações públicas e, com isso, conseguimos proteger os interesses dos fornecedores, favorecendo a igualdade na concorrência e a transparência na licitação e também o interesse público, assegurando um procedimento justo e livre de fraudes”, completa.

 

Em aberto

O município tem 16 processos licitatórios abertos, entre eles, para futura e eventual aquisição de peças de informática para manutenção de computadores e equipamentos, alimentos não perecíveis, internet, oxigênio, uniformes esportivos, uniformes para o Deptran, auxilio funeral, máquinas e implementos agrícolas, lanches, dentre outros.

Fonte: Portal Educadora