Leitos são exclusivos para pacientes com Covid-19.
Rodrigo Félix Leal/Arquivo AEN
2423
No inicio da terça-feira, dia 1º de junho, a chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, confirmou a ativação de quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos. Os leitos já estão instalados e ocupados exclusivamente com pacientes infectados com Covid-19. Em contato com a reportagem da Rádio Educadora AM, a administração confirmou a informação e destacou que vai realizar um ato na próxima segunda-feira, 7, para inauguração oficial da UTI da casa de saúde duovizinhense. O projeto era um sonho da sociedade há muitos anos, que passa a se tornar realidade a partir de agora.
HISTÓRICO
O município recebeu, no inicio de abril, quatro respirados e quatro monitores do Governo do Estado, intermediado pelos deputados Paulo Litro (PSDB). Em seguida, o município conseguiu as bombas de infusão e recebeu as doações da empresa BRF (de uma usina de oxigênio completa) e do Sicredi (uma máquina de hemodiálise). Após todos os equipamentos estarem instalados, a 8ª Regional de Saúde confirmou o credenciamento junto a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e a ativação dos leitos nesta terça-feira.
Durante entrevista a Rádio Educadora na semana passada, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) explicava que houve ainda dificuldade de conseguir medicamentos do chamado Kit Intubação, o que fez com que a ativação fosse adiada, mas ainda na última semana, através de um consórcio com outros municípios da região, foi possível adquirir os medicamentos de sedação.
SONHO É TER DEZ LEITOS DE UTI
Mesmo com a ativação destes leitos, o trabalho das autoridades politicas continua, pois o município busca a instalação de dez leitos no hospital, mas para ter mais seis unidades de UTI o Hospital Pró-Vida precisará ser ampliado. O projeto inicial era de ter um hospital com três pisos e a ala de terapia intensiva ficaria no último. Para agilizar o projeto das UTIs o município optou por colocar estes leitos no primeiro piso. O projeto arquitetônico já está concluído e contempla ainda salas para tomógrafo, aparelho de raio-X e outros exames, além de mais leitos de enfermaria. Os recursos estão sendo buscados junto aos governos Estadual e Federal. Na semana passada, o prefeito Carlinhos esteve em Curitiba onde se reuniu com o deputado federal Ricardo Barros, que é o líder do Governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, para apresentar a ele o projeto de ampliação do Pró-Vida.
Fonte: Portal Educadora