Requerimento do deputado Vermelho (PSD) pede urgência no projeto.
Foto: Google Maps
724
O deputado Federal Nelsi Maria, o Vermelho (PSD) fez um requerimento com o pedido de urgência do Projeto de Lei 984/2019 que cria a Estrada-Parque Caminhos do Colono. O requerimento está na pauta para ser analisado na quarta-feira (02), às 10 horas na Câmara dos Deputados.
“Nossa luta dá mais um passo”, diz o deputado Vermelho que tem a reabertura da Estrada do Colono como uma de suas principais lutas em Brasília.
A ESTRADA
O caminho que liga Capanema a Serranópolis do Iguaçu tem 17 quilômetros. Foi fechado nos anos 80, depois reaberto à força no final do século passado e novamente fechado em 2001, com violência. Esse drama prejudicou o desenvolvimento do Sudoeste. A luta desde então reuniu muitas lideranças.
Desde que assumiu sua cadeira de deputado federal em 2019, Vermelho tem se dedicado ao projeto que reabre a estrada, mantendo todos os cuidados necessários ao meio ambiente. O presidente Jair Bolsonaro deu seu apoio à causa em diversas conversas com o deputado Vermelho.
Em agosto de 2019 foram feitas audiências públicas em Capanema e Medianeira (município mãe de Serranópolis do Iguaçu) e ambas concluíram que é importante a reabertura, a fim de promover crescimento, gerar emprego e riqueza, sempre preservando o meio ambiente.
A iniciativa prevê que seja aberta uma estrada parque com controle de trânsito e ações de preservação ambiental.
A estrada foi aberta inicialmente em 1954, cerca de 15 anos depois da criação do Parque Nacional do Iguaçu.
Foi fechada pela primeira vez em 1986 por decisão judicial. O caminho foi reaberto em 1999, quando moradores da região passaram a cobrar uma espécie de pedágio para a preservação. Em 2001, por determinação judicial, o Exército, a Polícia Federal e o Ibama voltaram a fechar a estrada. Em 2019, o deputado Vermelho encaminhou seu projeto de reabertura da estrada, que amanhã poderá ser coroado com êxito.
Fonte: Assessoria adaptada