Programa tem objetivo de contribuir para a inclusão social e educacional de crianças e adolescentes, integrando a família, escola e comunidade.
Foto: Assessoria
469
O Programa Integração AABB Comunidade, de Dois Vizinhos, possui capacidade de atender até 100 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos incompletos, sendo 50 do período matutino e 50 no período vespertino. Com caráter beneficente, sem fins lucrativos de atendimento sócio assistencial, o projeto contribui para a formação integral e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social do nosso município.
Atualmente, a entidade atende 73 alunos em contraturno escolar oferecendo aulas de reforço em português e matemática, aulas de artes, informática, educação física (recreativa e treinamento esportivo), aulas de meio ambiente com a horta, robótica e natação. Conforme o coordenador pedagógico Adilson Alves de Oliveira, outras modalidades estão sendo estudadas e, em breve, poderão fazer parte da grade curricular da entidade.
Mais novidades
Outra conquista importante foi a ampliação da oferta de almoço aos alunos. Eram oferecidos, até o ano passado, o almoço somente para os alunos do turno da manhã, ficando os alunos da tarde com apenas um lanche que era servido no meio da tarde. “No período que trabalhei com educação física na AABB Comunidade constatei uma necessidade tremenda em ser oferecido almoço também para os alunos da tarde, pois era muito visível a diferença em que os alunos se envolviam com a minha aula após o lanche. A energia aumentava e a participação era bem maior. Também percebi que, em alguns casos, a principal refeição anterior era o alimento que recebia na escola, no período da manhã, entre as 9h45 e 10h. Eu achava muito injusto com os alunos da tarde porque os alunos da manhã tinham o café assim que chegavam na entidade e o almoço também”, destacou o coordenador.
Agora, os alunos da manhã continuam tendo o café e o almoço e os alunos da tarde estão almoçando e também recebendo um lanche às 14h45. A entidade conta com apoio da administração municipal, através da secretaria de educação e da secretaria de assistência social, além de parceria com a fundação do Banco do Brasil.
Fonte: Assessoria