• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Dois Vizinhos terá hospital de campanha no Ciem

Dr. Júlio Dias será responsável pelo espaço, que vai atender pacientes com Covid-19.

Image
  • 02 de Junho de 2021
  • Foto: Wellington Basso/Educadora DV

  • 2709

Em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Carlinhos Turatto (PP), foi anunciada a instalação de um hospital de campanha na estrutura do Centro Integrado de Especialidades Microrregional (Ciem). A novidade foi anunciada pela gestora de saúde Claudete Meurer. “Tivemos grande aumento no número de casos, aliados a superlotação dos hospitais. Não temos mais vagas para internar ninguém, tem gente nas macas esperando uma cama no hospital e decidimos hoje, com os membros da secretaria de saúde, que vamos, a partir de hoje, montar um hospital de campanha que vai dar suporte ao Pró-Vida que não tem mais espaço para pacientes. Esse hospital terá a coordenação do Dr. Júlio para atender os pacientes que tiverem com menos gravidade. A terceira onda é muito mais grave do que imaginamos. Estamos há um ano e meio trabalhando, falando e não está surtindo efeito. Os profissionais estão cansados de falar, orientar e não estamos atingindo os objetivos”, disse Claudete.

 

Como será?

O Dr. Júlio Dias falou sobre como vai funcionar a estrutura. “Esperamos a terceira onda forte, com um vírus que não sabemos se as vacinas contemplam essa nova cepa. Devido ao estouro de casos no município, sabemos que 19% terá complicações e vai precisar de internamento. Vamos fazer um hospital de campanha, eu vou coordenar, já tenho boa experiência com covid. Em um ano e meio, aprendemos, vamos ter monitoramento por telemedicina, visitas técnicas aos cidadãos nas fases inflamatórias do vírus (de 5 a 10 dias). Vamos fazer todos os exames de imagem necessários. O hospital de campanha vai ter um aparato técnico muito grande, com ventilação não invasiva porque o objetivo não é levar ninguém para o tubo. Vamos ter supervisão técnica de São Paulo e vamos dar segurança para os pacientes”, explicou o médico.

Ele destacou que a equipe está passando por capacitações. “Temos que treinar toda a equipe para que a gente consiga economizar vidas. Hoje já se se fala que, de cada quatro pessoas que morreram, um foi covid grave. Os outros três foi um erro de alguém e é isso que precisamos minimizar. O coronavírus é traiçoeiro, esse vírus novo pode ter até 14 dias e, por isso, vamos fazer telemedicina para cuidar de todos os pacientes”, conclui.

Fonte: Portal Educadora