O prefeito Carlinhos Turatto (PP) destacou o aumento de casos no município para emitir o novo documento.
Foto: Assessoria
3745
Na tarde de quarta-feira, 2, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), convocou a imprensa para divulgar um novo decreto mais restritivo de enfrentamento ao coronavírus. No evento também foi anunciado a instalação de um hospital de campanha na estrutura do Ciem.
Restrições
O decreto 17362/2021 passa a valer entre 3 e 15 de junho. Seguem proibidas atividades que gerem aglomeração (festas, confraternizações, shows e etc). O consumo de bebidas alcoólicas depois das 20h, em locais públicos, também é vedado, assim como a comercialização desse tipo de bebida entre 20h e 5h (mesmo que seja retirada no local ou entrega). Neste período também há restrição de circulação nas ruas (toque de recolher).
Entre as novidades, está proibida a realização de competições, práticas e eventos esportivos de qualquer natureza em espaços públicos ou privados.
Comércio
Haverá limitação de pessoas nos supermercados, que vão poder receber apenas 30% da sua lotação. O horário de atendimento segue sendo de segunda a sábado das 8h às 20h e nos domingos das 8h às 14h. Apenas uma pessoa por família vai poder acessar os estabelecimentos, que serão responsáveis pela fiscalização.
O comércio poderá funcionar normalmente, desde que respeite a lotação de 30% dos espaços. Academias de ginásticas podem receber alunos das 6h às 20h, de segunda a sexta (fechadas nos domingos e feriados), também respeitando 30% de limitação. Bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar de segunda a sábado e feriados, até as 20h, com 30% da lotação. As pessoas deverão ficar afastadas 1,5 metro. Delivery podem funcionar por 24h. Nos domingos, está proibido o consumo no local.
Conveniências tem funcionamento autorizado de segunda a sábado, até as 20h, sem consumo no local, observando a capacidade de lotação de 30%. É permitida a entrega ou retirada por 24h.
Praças públicas, lagos, parquinhos fechados estarão fechados. A prefeitura também terá acesso limitado de pessoas.
Pronunciamentos
Diego Borsatti, seretário geral de governo, falou sobre o decreto. “Mais uma vez para discutir e falar sobre o Covid-19. Dados técnicos nos fizeram restringir mais. Estamos com os hospitais e postos de atendimentos lotados e é necessário tomar medidas para reduzir esse número. Os feriados sempre geram problemas e temos muita preocupação com os próximos dias”, disse.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Mário Emilio Nicolau, destacou que a fiscalização vai ser punitiva. “A polícia Militar não está trabalhando mais no sentido de orientar, já estamos há um ano e meio nisso, o pessoal da saúde está esgotado, a população não está cooperando em alguns casos, começamos a fazer incursões mais coercitivas e a partir de amanhã, tivemos reuniões com as autoridades locais fizemos uma série de orientações com a equipe e vamos, a partir das 16h, intensificação de policiamento. Voltamos a orientar toda a população para ficar em casa”, disse
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) destacou o momento difícil que o município está passando. “Estou com o coração apertado. De cada 100 testes, 70 está positivando. Chegou o momento que, primeiro, temos que pedir a Deus força para enfrentar porque lágrimas nós já derramamos bastante. Não são mais as pessoas de 70, 80, 90 anos que estão indo para o tubo e não estão voltando, são os mais novos. Então, pensando nisso, juntamente com o comitê de enfrentamento, fomos atrás de contratar médicos, contratamos especialistas e tivemos a benção de ter a colaboração do Dr. Júlio que se dispôs a coordenar esse hospital de campanha. Quero agradecer de coração todos os médicos que até hoje fizeram sua parte e ajudaram e volto a pedir para a população ficar em casa, porque estamos no momento mais crítico”, completa.
Fonte: Portal Educadora