Jacó Gimenes destacou que o município está no caminho certo.
Foto: Assessoria
967
Na última quarta-feira, 2, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) sancionou três leis referentes ao turismo em Dois Vizinhos. Dentro delas, foi reestruturado o Conselho Municipal de Turismo de Dois Vizinhos (COMTUR) e foram criados o Fundo Municipal de Turismo de Dois Vizinhos (FUMTUR) e o Dia Municipal de Turismo. A nova legislação foi elogiada por Jacó Gimenes, presidente da Rede de Turismo Regional (Retur). “Foi um importante passo para Dois Vizinhos assumir sua condição de polo regional de serviços pelo turismo. As três leis são importantíssimas: a que reformula o Conselho Municipal de Turismo, a que cria o Fundo de Incentivo ao Turismo e o reconhecimento da data que aconteceu a primeira Expovizinhos como sendo a data que marca o Dia Municipal do Turismo. Isso é fundamental”, disse.
Ele explicou como cada órgão funciona. “O conselho é a estrutura, o respaldo, a representatividade, o serviço. O fundo é para apoiar investidores locais e atrair empreendedores. O dia municipal é para se falar mais em turismo. Somos autoridades, no interior do Paraná, em agricultura e pecuária e, no turismo, precisamos estratégias e essa é uma estratégia muito valiosa porque teremos comemorações, uma semana de estudos e vamos conversar para ter uma feira e, quem sabe, uma mostra regional de turismo”, completou.
Ele elogiou o envolvimento do executivo e da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) no projeto. “Isso só foi possível pela determinação do prefeito Carlinhos, pelo apoio da equipe da secretaria e da direção de turismo, que está a cargo do professor Flávio Galeazzi. Tudo isso, essa vontade, esse querer, teve o respaldo de uma caminhada maior que é o programa de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2030. Eu, como estou fora, posso dizer que o município está fazendo uma coisa que não é regra, é exceção. Há dois anos, esse programa abrigou a semente do turismo. Essa semente germinou e promete uma grande árvore, com boa sombra, muitos frutos porque turismo é ganha/ganha”, conclui.
Relembre
No ano passado, aconteceu a assinatura de um Protocolo de Cooperação Intermunicipal pelo Turismo Regional, liderado por Dois Vizinhos acompanhado de seis municípios vizinhos: Verê, São Jorge D’Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu. Toda a ação foi assessorada pelo presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR).
Inventário
A Associação Empresarial de Dois Vizinhos e o Poder Público Municipal, em parceria com a RETUR, realizaram o inventário turístico de Dois Vizinhos, onde foram descritos vários pontos turísticos e os principais serviços em diferentes áreas comerciais, industriais e agronegócios. Juntamente com esse documento, foi iniciado o processo de formulação da lei do turismo para organizar, disciplinar e controlar as ações de acordo com os princípios da sociedade, garantindo que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Nesse processo inicial, foram desenvolvidos roteiros turísticos urbano e rural, que serviram de testes, onde foram visitados diferentes atrativos, como por exemplo, recursos naturais, histórico cultural, tradições, costumes, hospedagem, alimentação, lazer, transportes e turismo religioso. Em breve estaremos divulgando os roteiros turísticos de Dois Vizinhos.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria