• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Com 15 leitos, Dois Vizinhos inaugurou Hospital de Campanha

Espaço será dedicado exclusivamente ao coronavírus. No Ciem também funciona um centro de Telemedicina.

Image
  • 07 de Junho de 2021
  • Foto: Wellington Basso/Portal Educadora

  • 1114

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (07) a inauguração do primeiro Hospital de Campanha do Sudoeste, em Dois Vizinhos. A estrutura está instalada no Centro Integrado de Especialidades Microrregional (Ciem), no Bairro Sagrada Família. A inauguração contou com a presença da chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, o prefeito Carlinhos Turatto (PP), o vice Nery Maria (PSDB), vereadores e secretários.

A gestora de saúde, Claudete Meurer, destacou que o momento não é de alegria e elogiou sua equipe. “Trabalhamos, entre quarta e hoje, incansavelmente para deixar tudo pronto. Estamos esgotados, mas prontos para atender as pessoas da melhor forma possível”, disse. O Dr. Júlio Dias, que será o responsável pelo hospital, disse que o objetivo é fazer com que menos pessoas morram por evoluções do vírus. “Vamos trabalhar no que chamamos de janela de ouro da covid, que acontece entre o dia 7 e 10 depois da confirmação da doença. Nós já conseguimos tratar pacientes graves em casa com esse cuidado. Vamos atender também por telemedicina e, se Deus quiser, em 15 dias, não morre mais ninguém em Dois Vizinhos pelo vírus”.

O presidente da câmara Juarez Alberton (PSDB) elogiou a equipe pelo bom trabalho prestado. “Estamos orgulhosos da atitude de todos vocês e do prefeito Carlinhos Turatto no enfrentamento a Covid-19”, disse. O ex-prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú, representou o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) e se colocou a disposição do município. “O deputado tem sido parceiro e está disponível para ajudar com ações firmes e fortes para enfrentar a pandemia”, completou.

O vice-prefeito Nery Maria (PSDB) representou o deputado federal Vermelho (PSD) e também destacou o momento especial. “Com a força do Carlinhos, estamos tornando o município destaque no Sudoeste e no Paraná no enfrentamento a pandemia. O Vermelho disse que as portas de Brasília (DF) estão abertas para Dois Vizinhos”, relata.

 

PARA A REGIÃO

Nádia Zanella, chefe da 8ª Regional de Saúde, destacou que a iniciativa de Dois Vizinhos auxilia todo o Sudoeste. “Essa atitude de abertura do Hospital de Campanha não diz respeito somente a Dois Vizinhos, mas toda a regional de saúde porque vai desafogar os leitos do Pró-Vida e do São Judas que recebem pacientes de toda a região. O município se organizou e oferece esses 15 novos leitos, podendo chegar a 18 para atender a sua população”, disse. Ela destacou que a saúde está próxima do limite. “Não temos medido esforços, mas estamos chegando no limite dos recursos humanos. Os profissionais estão esgotados e com dificuldade de atender toda essa demanda”, diz.

Por fim, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) exaltou as conquistas, elogiou sua equipe e ressaltou que se a estrutura salvar uma única vida, já vai valer seu mandato. “Com essa estrutura, Dois Vizinhos não vamos passar vergonha. Vamos atender com conhecimento para não precisar de leitos de UTI”, conclui.

Após os discursos, houve a benção dos pastores Cecílio e Laércio, além do Padre Tiago Berra.  

 

O HOSPITAL

O hospital passa a atender tanto pessoas suspeitas de ter contraído o vírus quanto pessoas que já tiverem a confirmação e apresentam sintomas leves. No local, também funciona um centro de Telemedicina, onde serão monitorados por chamadas de vídeo os pacientes entre 07 e 10 dias de COVID, e os que precisarem serão atendidos presencialmente no Hospital de Campanha. Estão montados 15 leitos de enfermaria, podendo chegar a 18 leitos.

 

MUDANÇAS

Os médicos especialistas que antes atendiam no Ciem, a partir desta segunda-feira (07) vão atender na Unidade Central de Saúde, enquanto os clínicos gerais que atendiam na Unidade Central de Saúde, vão atender na Clínica da Mulher que antes era o ponto de referência para pacientes com suspeita de Covid.

 

Fonte: Portal Educadora