Prefeito fez o pedido durante a inauguração do Hospital de Campanha.
Foto: Assessoria
870
Durante a inauguração do Hospital de Campanha, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), no seu pronunciamento, pediu para Nádia Zanella, chefe da 8ª Regional de Saúde, para avançar os trâmites e ampliar o número de leitos de UTI no Hospital Pró-Vida. A casa de saúde duovizinhense habilitou seus primeiros quatro leitos no dia 29 de maio e, agora, o objetivo é avançar para oito leitos o mais breve possível. “Eu já quero deixar claro aqui o pedido para ampliarmos o número de leitos de UTI para oito. Nosso objetivo é que o Pró-Vida atenda as pessoas com maiores complicações da doença. Estamos com a estrutura toda montada lá no Hospital de Campanha e lá vamos atender as pessoas da Covid, que vão sair medicadas, as que precisarem internar temos 15 leitos lá para o acompanhamento”, disse.
O que diz o Estado?
Nádia Zanella, chefe da 8ª Regional de Saúde, falou sobre como funciona a habilitação de leitos de UTI. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), trabalha com a resolução 864 que é de adesão de leitos de enfermaria e de UTI. O município, a instituição que possui a estrutura mínima exigida, pode aderir a resolução e, a partir disso, ocorre o financiamento por parte do Governo do Estado para disponibilização desses leitos junto a macrorregulação. É importante a gente observar que eles ficam disponíveis a macrorregião de Cascavel. Nós temos trabalhado, incansavelmente, através da Sesa, do governo do estado e junto com os prefeitos na ampliação dos leitos para atender as demandas que está cada dia maior”, disse.
Ela ressaltou que o pedido de ampliação poderá ser atendido. “Estamos trabalhando no sentido de ampliar os leitos. Já na conversa inicial, a perspectiva era iniciar com quatro depois ampliarmos e vamos encaminhar toda a documentação necessária e, aos poucos, vamos avançando. Esse movimento é muito importante fortalecer nossa rede de atenção. Hoje, na nossa região de saúde, temos 25 pacientes aguardando leito de UTI. Vale lembrar ainda que o Hospital Pró-Vida tem um pleito de uma estrutura nova, de construção de um espaço novo para implantação de leitos de UTI. Dois Vizinhos tem sido um município polo e com capacidade para implantar esse tipo de serviço e eu acredito que só temos a avançar na rede de atenção à saúde e esses leitos são muito importantes aqui em Dois Vizinhos”, elogiou.
Medidas de prevenção
Nádia Zanella pediu ainda para a população intensificar os cuidados para conter o avanço do vírus. “É importante a gente pedir o apoio da nossa população com relação as medidas restritivas e as medidas de prevenção. Precisamos desacelerar a transmissão do vírus. Todas as nossas estruturas de saúde estão no seu limite, trabalhando com 100% da sua ocupação e, neste momento, precisamos fortalecer as medidas. A vacina está chegando, os grupos prioritários estão sendo vacinados, agora começamos imunizar a população geral por faixa etária e, dessa forma, com as medidas de prevenção, adesão as medidas restritivas e vacinação vamos combater a pandemia de forma efetiva”, conclui.
Fonte: Portal Educadora