Cerca de 20% dos confirmados vão precisar de leitos, diz dr Júlio Dias.
Foto: Wellington Basso/ Portal Educadora
1369
O médico Dr. Júlio Dias, coordenador do Hospital de Campanha de Dois Vizinhos, concedeu entrevista para nossa reportagem falando sobre o atendimento para pessoas com Covid-19 no município.
Diante da falta de leitos e a necessidade um atendimento humanizado, a prefeitura decidiu pela abertura de um Hospital de Campanha, que está funcionando na estrutura do Centro Integrado de Especialidades Microrregional (Ciem). O local conta com 15 leitos de enfermaria para pacientes com sintomas leves da doença e também serve como ponto de referência para pessoas suspeitas de terem contraído o vírus.
O objetivo do Hospital de Campanha é atender os pacientes no intervalo entre a confirmação da doença e do período em que geralmente há o agravamento dos sintomas que, para o vírus comum, é entre o sétimo e o décimo dia. Os pacientes que positivarem terão acompanhamento por teleconsultas assim que chegarem nessa janela crítica e, caso necessário, serão chamados para o Hospital de Campanha fazer a Ventilação Não Invasiva e ter o acompanhamento mais próximo dos médicos.
De acordo com Dr. Júlio, quase metade das pessoas que fazem o teste no município acabam positivando. “O monitoramento vai do primeiro ao décimo dia de sintomas e, para quem complicou, vai até o final da doença. Em Dois Vizinhos, 49% dos que fazem o teste na saúde municipal, dão positivo”, disse.
O coordenador do Hospital de Campanha explicou que, de acordo com estudos, quase 20% dos pacientes que positivam precisam de internamento de enfermaria ou UTI. “Se tivermos 500 pacientes com o vírus ativo, temos que nos preparar para cerca de 20% que vão precisar de internação hospitalar, ou seja, temos que nos preparar para 100 internamentos por quinzena (digamos que a Covid dure 14 dias), então em um mês precisamos de organização hospitalar para 200 internações”, explicou.
CIEM DR JANINO MATTOS HABLICH
Nesta semana, o prefeito Carlinhos Turatto anunciou que o Ciem, onde está funcionando no momento o Hospital de Campanha, vai levar o nome de médico dr. Janino Mattos Hablich, que faleceu por Covid em setembro de 2020. Janino chegou em Dois Vizinhos em 1958, formou-se em Medicina na Faculdade Nacional de Córdoba (Argentina), retornou para Dois Vizinhos e trabalhou por 40 anos como oftalmologista. Foi secretário de saúde na gestão de Zezinho Ramuski, mesma gestão que foi eleito vereador (de 2009 a 2012). Em novembro de 2019, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos.
MUDANÇAS
Os médicos especialistas que antes atendiam no Ciem, desde segunda-feira (7) estão atendendo na Unidade Central de Saúde, enquanto os clínicos gerais que atendiam na Unidade Central de Saúde passaram a atender na Clínica da Mulher que antes era o ponto de referência para pacientes com suspeita de Covid.
Fonte: Portal Educadora